quinta-feira, 23 janeiro 2025
Início Cidades Sorriso Prefeitura fará coleta emergencial de resíduos sólidos nos distritos industriais

Prefeitura fará coleta emergencial de resíduos sólidos nos distritos industriais

0
17
Texto: Nádia Mastella Fotos: Arquivo
Estes pontos não receberão mais este serviço, conforme rege a lei

Para cumprir rigorosamente a legislação, a Prefeitura de Sorriso não está fazendo mais a coleta de resíduos sólidos volumosos (os entulhos) nos loteamentos industriais. No entanto, diante do acúmulo de resíduos, e para evitar a proliferação de insetos, como o mosquito da dengue, o que pode trazer sérios riscos à saúde pública, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) fará, pela última vez, uma coleta emergencial, de acordo com o cronograma:

Sábado (25 de janeiro): Distrito Industrial e Comercial (DIC) Leonel Bedin;

Sábado (1.º de fevereiro): Distrito Industrial e Comercial (DIC) Nova Prata e Bairro Industrial. Vale lembrar que, no caso do Industrial, nas áreas em que o bairro leva este nome, mas já se consolidou como uma área mista, a coleta é feita de acordo com o calendário, visto que a primeira e a segunda etapas do Industrial integram o Setor 1.

O que será recolhido?

Com a coleta de resíduos sólidos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e resíduos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

O que não é coletado?
Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG – antigo Lixão). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ter como o destino o DMEG, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.

No caso de empresas e grandes geradores de resíduos de construção civil, deve ser providenciada a destinação ambientalmente correta por disk entulhos ou diretamente para as usinas de processamento que operam no Município.

Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:

Coleta de Resíduos Sólidos: é esta do calendário! Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.

Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.

Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT