Anvisa aprova um novo tratamento para hipertensão arterial pulmonar.
A doença é rara e progressiva e afeta principalmente mulheres.
O medicamento é o sotatercept, indicado para pessoas adultas e é considerado o primeiro a agir na causa e não somente nos sintomas.
Os resultados do estudo mostram que o tratamento com a substância aumentou em 41 metros a distância percorrida por pacientes que realizam o teste de Caminhada de Seis Metros.
Esse teste é usado na avaliação de doenças pulmonares de cardiovasculares. O medicamento diminuiu o risco de morte e de piora clínica em 84%.
Além disso, diminuiu de forma significativa o tempo até a doença de agravar, como numa fase de necessidade de transplante pulmonar.
Esse tipo de hipertensão arterial é potencialmente fatal, porque ocorre o espessamento e estreitamento dos vasos sanguíneos nos pulmões, o que acaba danificando o coração. Entre os sintomas estão falta de ar, tontura e dor no peito, que provocam limitação das atividades físicas, insuficiência cardíaca e redução da expectativa de vida.
Os remédios, até então, controlavam os sintomas mas não a causa.
Agora, para que possa estar disponível no mercado, o medicamento precisa ter o valor definido pela Câmara de Regulação do Mercado. Ele deve ser administrado uma vez a cada três semanas e é injetável.