Safras de Grãos na União Europeia Apresentam Boas Condições e Preveem Recuperação para 2025

0
27

As safras de grãos na União Europeia (UE) encontram-se, na maioria, em boas condições neste inverno, graças ao clima moderado, conforme apontou o relatório mensal da Strategie Grains, divulgado nesta quinta-feira (16). A recuperação das colheitas afetadas pelas chuvas do ano anterior está prevista, embora o encharcamento dos campos na França continue sendo motivo de preocupação para analistas e produtores.

O final de outono seco beneficiou os agricultores da Europa Ocidental, permitindo que concluíssem o plantio das culturas de inverno sem os problemas enfrentados na temporada passada, quando chuvas intensas interromperam os trabalhos, resultando na menor colheita de trigo da França desde os anos 1980.

De acordo com o levantamento, as condições para o trigo de inverno e a cevada na região são satisfatórias. A expectativa é de uma forte recuperação na produção de trigo em 2025, com as áreas semeadas voltando a níveis normais e o potencial de rendimento, até o momento, sendo considerado promissor.

Na França, maior produtora de grãos da UE, o clima ensolarado e frio no início de janeiro ajudou a atenuar os impactos das inundações. O Ministério da Fazenda francês estimou que a área destinada ao trigo mole para 2025 será de 4,51 milhões de hectares, um aumento de quase 9% em relação ao ano anterior.

Na Alemanha, outro importante produtor europeu, as condições para as safras também são vistas como favoráveis. A área de trigo de inverno para 2025 foi expandida em 12%, totalizando cerca de 2,8 milhões de hectares, conforme estimativas da agência nacional de estatísticas.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio