Saiba como acessar o resultado do Enem com o login gov.br

0
19
Foto: Divulgação/MEC

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizaram nesta semana os resultados da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Página do Participante. Para conferir as notas, o candidato deve acessar o portal com o login único da plataforma gov.br. 

No caso de não lembrar a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta digitar o CPF e clicar em “Esqueci minha senha”.

.
.

Após essa etapa, aparecerão diversas formas de recuperar a conta. O participante, então, deve selecionar uma das alternativas.

.
.

Consulta  Já está aberta a consulta de vagas para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Ao todo, serão ofertadas 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país.

Essa edição do Sisu já contempla as vagas disponíveis para o Pé-de-Meia Licenciaturas, que é parte do Mais Professores para o Brasil, novo programa do MEC lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Serão mais de 68 mil vagas para os estudantes, que podem ser beneficiados também com o novo Pé-de-Meia Licenciaturas.

Enem  O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep 

Fonte: Ministério da Educação