A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realiza o primeiro treinamento do ano voltado aos novos agentes do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Mato Grosso, na unidade do Ganha Tempo Ipiranga. A capacitação, que teve início na segunda-feira (27.1), segue até sexta-feira (31) e busca a melhoria no atendimento do órgão nos municípios.
Participam, nesta primeira etapa, 22 coordenadores e atendentes dos municípios de Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Diamantino, Jaciara, Juscimeira, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Sinop e Várzea Grande.
Durante os cinco dias de treinamento, os novos profissionais serão treinados sobre as funcionalidades do sistema operacional do Ministério do Trabalho e Emprego, disponíveis às unidades do Sine. O treinamento inclui uma parte teórica e outra prática, com atendimentos reais aos trabalhadores que buscam serviços no posto do Sine.
A coordenadora do Sine estadual, Simone Koehler, enfatizou a necessidade de treinamentos constantes para garantir a qualidade dos serviços prestados aos trabalhadores.
“É fundamental que os novos atendentes da rede recebam um treinamento adequado para desempenharem suas funções com qualidade e eficiência. O Sine tem um papel importante no apoio à inclusão social e no acesso ao mercado de trabalho, e isso só é possível quando o atendimento é feito de maneira humanizada, precisa e rápida”, pontuou.
Foto: Darlene Marques | Setasc-MT
Simone também destacou o compromisso da Setasc em investir na capacitação contínua da equipe. “Esse investimento traz benefícios não só para a instituição, mas, principalmente, para aqueles que mais precisam do nosso suporte”, reforçou.
Entre os conteúdos apresentados no treinamento, estão: orientações sobre a intermediação de mão de obra, como o atendimento ao trabalhador leis e diretrizes do Sine; atendimento ao empregador, ferramentas e sistema operacional para o desenvolvimento do trabalho; noções básicas da operacionalização do seguro-desemprego e orientação sobre o acesso à funcionalidades da Carteira de Trabalho Digital.
A nova coordenadora do posto do Sine estadual em Alto Araguaia, Mariana de Souza, destacou a importância da capacitação para melhorar o atendimento aos trabalhadores e empregadores do município.
“Estamos passando por dias intensos de aprendizado, trabalhando de segunda a sexta-feira, e a cada dia buscamos novas alternativas para melhorar o atendimento. Com certeza, todos nós sairemos ricos de conhecimento para levar essas informações ao nosso município”, disse.
Foto: Darlene Marques | Setasc-MT
Ela também reforçou seu compromisso na nova função.
“Sou nova como coordenadora do meu município e quero agradecer por proporcionar essa oportunidade, não só para mim, mas para outros servidores, garantindo que possamos atender melhor a população”, concluiu.
Foto: Darlene Marques | Setasc-MT
Representando o Sine de Campo Novo do Parecis, Diana Alves ressaltou a relevância da capacitação oferecida aos servidores, destacando que o aprendizado será fundamental para aprimorar os serviços prestados.
“É a primeira vez que participo como chefe de divisão e estou muito grata pela comissão de treinamento, que hoje está promovendo essa capacitação para todos nós. Nosso objetivo é levar conhecimento, inovação e tecnologia para os postos do Sine, ajudando tanto os empregadores quanto os trabalhadores do município”, finalizou.
Foto: Darlene Marques | Setasc-MT
Fonte: Governo MT – MT