O Ministério da Saúde adquiriu nove milhões e meio de doses da vacina contra a dengue.
Mas quem poderá tomar o imunizante?
Pois saiba que ele não está disponível para todo mundo no Sistema Único de Saúde por causa da baixa disponibilidade mundial do insumo.
A dose foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações no final de 2023. Desenvolvida pela farmacêutica Takeda, a Qdenga está disponível no SUS para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
É que essa é a faixa etária com o maior número de hospitalizações por dengue depois dos idosos. Até agora, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária não liberou a vacina para pessoas acima dos 60 anos.
E, de acordo com o Ministério da Saúde, ainda não há previsão de quando vai ser ampliada a faixa etária do público-alvo.
Apesar de só ser oferecida para crianças e adolescentes, a Qdenga pode ser aplicada em pessoas de quatro a 59 anos.
Mas ainda faltam estudos sobre a eficácia da dose em idosos.
Diante disso, quem quiser se imunizar deve recorrer às farmácias e laboratórios particulares. As doses variam de 350 a 500 reais. Só que o número de imunizantes no setor privado é limitado, já que a prioridade é a oferta no SUS.
A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses e indicada tanto para quem já teve dengue quanto para quem nunca foi infectado.