A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde empossou, na manhã de hoje, em sessão solene, os nove vereadores eleitos no pleito de 2024. Durante a cerimônia, também foi definida a eleição de Airton Callai (Republicanos) como o novo presidente do Legislativo, cargo que ocupará durante o biênio 2025/2026.
A chapa “Parlamento Forte”, encabeçada por Callai, foi a única inscrita para a disputa da Mesa Diretora da Câmara. Também foi definido que a vereadora Nadir Santana (União) será a vice-presidente, Wlad Mesquita (Republicanos) assumirá o cargo de primeiro-secretário, e Débora Carneiro (PRD) será a segunda-secretária. A chapa recebeu oito votos favoráveis e apenas um contrário, do vereador Hélio Kaminski (PL).
Em seu quarto mandato no Parlamento, esta será a terceira vez que Airton Callai presidirá o Legislativo de Lucas do Rio Verde. Radialista, ele é irmão de João José Callai, o primeiro presidente da Câmara Municipal, eleito em 1989. Callai sucede Wlad Mesquita, que assumiu o Legislativo em agosto de 2024, com a renúncia de Sandra Barzotto.
Airton foi eleito pela primeira vez em 2008, com 935 votos. Em 2012, foi reeleito com 1.109 votos. Em 2016, chegou à Câmara pela terceira vez, sendo o segundo vereador mais votado daquele pleito, com 1.242 votos. Nas eleições de 2024, obteve 1.357 votos.
“Gratidão a todos que me ajudaram a estar aqui pela quarta vez e a todos que votaram em mim para eu ser, pela terceira vez, presidente da Câmara. Gratidão a Lucas do Rio Verde por ter me recebido aqui há mais de 30 anos. Onde escolhi criar minha família e trabalhar para ter uma cidade melhor, com mais oportunidades para todas as pessoas. Temos o comprometimento, os nove vereadores, de trabalhar cada vez mais para melhorar a vida do cidadão, simplificar as coisas e resolver velhos problemas”, disse Callai, em seu discurso.
Além de Airton, Débora, Wlad, Hélio e Nadir, também foram empossados os vereadores Márcio Rogério Albieri (MDB) e Gilson Fermino de Souza (União), reeleitos em 2024, e Jackson Timóteo Lopes (PRD) e Nelson Hasegawa Júnior (Republicanos), que assumem uma vaga no Parlamento pela primeira vez. A cerimônia ainda marcou o início do segundo mandato do prefeito Miguel Vaz e seu novo vice, Joci Piccini.
Autor: Herbert de Souza / Ascom