22ª Tecnoshow COMIGO reafirma compromisso com a sustentabilidade e será carbono zero

0
18

Com o tema “Gerações do Agro”, a 22ª edição da Tecnoshow COMIGO visa promover a sucessão familiar no agronegócio e atrair novos produtores rurais. O evento ocorrerá entre os dias 7 e 11 de abril no Centro Tecnológico COMIGO, em Rio Verde (GO), e foi oficialmente lançado nesta quarta-feira (19), durante coletiva de imprensa. Um dos principais compromissos da edição de 2025 é a neutralização total da emissão de carbono.

De acordo com Claudio Teoro, diretor de insumos da COMIGO e coordenador geral da Tecnoshow, a sustentabilidade será um dos grandes destaques deste ano. “Em parceria com a Eccaplan, a cooperativa compensará todas as emissões de carbono geradas pela estruturação do evento, garantindo o Selo Evento Neutro por meio da aquisição de créditos de carbono”, afirmou. Os visitantes também poderão calcular sua pegada de carbono utilizando totens interativos e QR Codes espalhados pela feira.

Outro destaque ambiental da edição será a meta de coleta seletiva, com previsão de reciclagem de 70% das 100 toneladas de resíduos gerados, em parceria com a Coop-Recicla. Os 30% restantes serão encaminhados ao aterro sanitário. O evento também contará com estandes informativos em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e do Rio dos Bois, além da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD-GO), que orientarão produtores sobre licenciamento ambiental, uso de recursos hídricos e regularização fundiária. Também serão distribuídas mais de 20 mil mudas de árvores nativas.

Segundo o presidente executivo da COMIGO, Dourivan Cruvinel, a sustentabilidade é um reflexo das práticas diárias da cooperativa. “A Tecnoshow é uma vitrine para demonstrar todo o trabalho realizado ao longo do ano. Este compromisso se intensifica em 2025, quando celebramos 50 anos de história, reforçando o papel de diferentes gerações na evolução do setor”, ressaltou.

Infraestrutura ampliada e previsão de crescimento

A edição de 2025, que está 100% comercializada e contará com 695 expositores, trará melhorias na infraestrutura, incluindo a ampliação dos espaços de convivência e da área gramada, melhorias na segurança e aprimoramentos nas instalações. Entre as principais mudanças estão a ampliação dos banheiros femininos, a pavimentação de 1.800 m², a expansão da área gramada em 2.000 m² e a instalação de um transformador adicional de 150 KVA, totalizando 20 unidades.

“Essas melhorias visam proporcionar mais conforto e segurança para os visitantes, que este ano devem chegar a 150 mil pessoas, um aumento de 10% em relação à edição anterior. Além disso, estimamos um crescimento de 5% na comercialização, alcançando aproximadamente R$ 10 bilhões”, destacou Claudio Teoro.

Antonio Chavaglia, presidente do Conselho Administrativo da COMIGO, ressaltou que o otimismo está ligado ao bom desempenho da safra anterior. “A região tem apresentado resultados positivos, mesmo diante de desafios climáticos. A expectativa é que isso se traduza em bons números durante a feira”, afirmou.

Destaques na pecuária e paisagismo

A área de pecuária contará com aproximadamente 800 animais, incluindo bovinos de corte e leite, equinos, muares, ovinos, peixes, pôneis e cães pastores. Estão previstas exibições de equinos e muares, além de palestras sobre nutrição e manejo animal, e apresentações tecnológicas no auditório 3. Dinâmicas pecuárias também estão programadas.

No setor de paisagismo, serão plantadas 90 mil mudas ornamentais de 12 espécies diferentes, além de cerca de 100 vasos com flores variadas. O processo teve início em julho de 2024 com os pedidos de mudas e o plantio foi iniciado no CTC em janeiro de 2025.

O evento também contará com um heliponto com capacidade para até 12 aeronaves, ampliando a comodidade para os visitantes.

Programação diversificada com mais de 300 horas de palestras

A programação incluirá mais de 300 horas de palestras, conduzidas por especialistas como Fernando Beltrame, Thiago Bernardino, Paulo Arbex, Aldo Rebelo e José Luiz Tejon. Segundo Claudio Teoro, a seleção dos temas e palestrantes levou em consideração os desafios e oportunidades do agronegócio.

“Nosso objetivo é apresentar conteúdos relevantes para o futuro do setor, abordando estratégias seguras e eficientes de crescimento. As palestras serão realizadas em três auditórios com apresentações diárias”, explicou.

Estrutura especial para a imprensa

Para atender à imprensa, foi construído um espaço exclusivo, climatizado e estruturado em alvenaria. O ambiente conta com estúdios rotativos, coworking, internet de alta velocidade, quatro estúdios parceiros e uma área reservada para coletivas de imprensa e eventos especializados.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio