Abertura da Colheita do Arroz reúne 20 mil visitantes e supera expectativas

0
21

A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas reuniu 20 mil visitantes ao longo dos três dias de programação na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). O evento, realizado entre 18 e 20 de fevereiro, superou a estimativa inicial de 16 mil participantes e ultrapassou o público da edição de 2024, que recebeu 15,3 mil pessoas.

Com a presença de visitantes de 17 países e 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, o evento ofereceu mais de 100 horas de conteúdo distribuídas entre atividades no campo, palestras no auditório, arenas de debate e estandes expositores. Para o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, o resultado reforça a importância da iniciativa. “Tivemos um público extraordinário. O evento está consolidado e se torna, a cada ano, mais essencial para o sucesso dos produtores rurais”, afirmou.

Ação solidária arrecada R$ 28 mil para ONG Semear

Além da relevância técnica e econômica, a Abertura da Colheita do Arroz também demonstrou seu compromisso social. Pelo sétimo ano consecutivo, a ONG Semear foi responsável pelo estacionamento do evento, arrecadando R$ 28.488. O montante será utilizado para custear o aluguel da sede da entidade e financiar ações voltadas às crianças assistidas. “Graças a essa parceria com a Federarroz, conseguimos manter nossas atividades por mais um ano”, destacou Silvana Cunha, presidente da ONG.

Próxima edição já tem data confirmada

A organização já anunciou a 36ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorrerá de 24 a 26 de fevereiro de 2026, novamente na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado. Esta será a oitava edição consecutiva no local, consolidando o evento no calendário do agronegócio brasileiro.

A 35ª edição foi promovida pela Federarroz, com correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O evento também contou com o patrocínio premium do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e o apoio da Prefeitura Municipal de Capão do Leão. O tema deste ano foi “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho – Uma Visão de Futuro”, destacando desafios e perspectivas para a produção agrícola na região.

Fonte: Jô Folha

Fonte: Portal do Agronegócio