Agentes já reforçam combate químico contra o mosquito da dengue

0
20
Wheverton Barros

Os agentes de combate de endemias já estão reforçando o trabalho de eliminação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti, em Rondonópolis. A lei de autoria do Poder Executivo, que aumentou a carga horária desses profissionais, como forma de intensificar o controle dessas arboviroses, foi sancionada e publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (5).

A intenção do Município, ao propor a lei, foi atuar diante do agravamento da dengue, zika e chikungunya em Rondonópolis neste ano de 2025. Com a medida, a equipe que realiza o tratamento químico, com o trabalho de borrifação de veneno com bomba costal para eliminar o mosquito, vem atuando em tempo ampliado, com duas horas a mais por dia, nos bairros da cidade.

Ao todo são cinco equipes que realizam o trabalho de borrifação nos bairros da cidade. Apesar do aumento da carga horária, esse serviço só pode ser realizado com o tempo em condições, não podendo ser feito quando esteja chovendo. Essas equipes fazem a borrifação nos locais considerados estratégicos, como aqueles com notificações de casos confirmados das doenças.

Com o novo regime, os profissionais podem aderir ou não à carga horária ampliada. Para aqueles que aceitem ampliar o horário de trabalho, a remuneração será de mais um terço nos salários.

O serviço de fumacê, aquele com aplicação de veneno com uso de automóveis, por sua vez, é permitido apenas mediante a existência de critérios específicos em uma localidade.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT