Alta no preço dos ovos é sazonal, afirma ABPA

0
47

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) esclareceu que a recente elevação nos preços dos ovos é um fenômeno sazonal, característico do período que antecede e ocorre durante a Quaresma.

Após um longo período de valores em baixa, a demanda por ovos aumentou devido à substituição do consumo de carnes vermelhas por proteínas alternativas, como aves e ovos, um comportamento típico dessa época do ano.

Além da maior procura, fatores como o aumento dos custos de produção também influenciaram os preços. Nos últimos oito meses, o milho registrou alta de 30%, enquanto os insumos para embalagens tiveram aumento superior a 100%. Paralelamente, as temperaturas elevadas, em níveis históricos, impactaram a produtividade das aves, reduzindo a oferta do produto no mercado.

Apesar dessas condições, a ABPA projeta uma normalização do mercado até o fim da Quaresma, quando os padrões de consumo das diferentes proteínas devem ser retomados.

A entidade também destaca que, embora as exportações de ovos estejam em crescimento, elas representam menos de 1% da produção nacional, estimada em 59 bilhões de unidades para este ano. Com isso, o consumo per capita deve atingir 272 unidades anuais, superando em mais de 40 unidades a média mundial.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio