Aluna nota mil na redação do Enem passa em Medicina no Sisu

0
16
Foto: Angelo Miguel/MEC

Única estudante da rede pública de ensino a ter tirado nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, Samille Malta, de 19 anos, foi recebida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro foi realizado no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), na terça-feira, 4 de fevereiro. Além de ter tirado essa nota na redação, a estudante foi aprovada em Medicina pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Samille Malta é original de Virginópolis, município de Minas Gerais, mas se mudou para estudar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Cap-Coluni).A mudança para Viçosa não foi muito fácil, pois é uma cidade muito longe de onde mora minha família e eu acabava ficando muito tempo sem voltar em casa”, disse a estudante. “No entanto, com o passar do tempo, eu fiz amigos que tornaram a adaptação muito mais fácil. Além disso, gostei muito de estudar no Coluni, já que a rotina do colégio me ajudou a focar mais nos estudos e os professores são excelentes. 

Ela contou que já se preparava há três anos para realizar o Enem, estudando todos os dias, além de ter participado como treineira nos dois primeiros anos do ensino médio. Segundo Malta, apesar de ter estudado bastante durante todo o ensino médio, no ano ela focou mais no Enem. Também disse que não esperava tirar essa nota na redação, por ser uma conquista bastante difícil, mas que ficou muito feliz com o resultado. 

Sobre a aprovação na faculdade de Medicina da UFMG, a estudante apontou que é a realização de um sonho e que está muito ansiosa para começar a nova fase em Belo Horizonte. Foi a realização de um sonho que eu venho me esforçando para conseguir muito tempo, então não tenho nem palavras para explicar a sensação. Também vou poder ficar um pouco mais perto de casa e dos meus pais, o que é muito importante, disse. 

Sisu –O Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos). O Sisu foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012.   

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) 

Fonte: Ministério da Educação