Nesses horários os profissionais estão voltados ao acolhimento de pacientes com suspeitas de dengue, zika e chikungunya
As quatros unidades de saúde de Várzea Grande, que passaram a ter o horário de atendimento estendido – de segunda à sexta-feira das 7H às 21 horas, ininterruptamente – e agora também aos sábados das 7H às 17 horas, já registram movimentação de pacientes que buscam acolhimento para diagnóstico e tratamento para combater os efeitos das arboviroses.
Neste primeiro sábado (8), por exemplo, foram realizados ao todo 542 atendimentos. Já no período das 17h às 21 horas, entre os dias 3 a 7 de fevereiro, foram registrados 791 atendimentos.
O superintendente da Atenção Primária, Márcio Frederico de Macedo Arruda, que a decisão de estender o atendimento durante a semana das 7h às 21h e aos sábados das 7h às 17 h, visa reforçar e ampliar ainda mais os atendimentos voltados ao enfrentamento das arboviroses: dengue, zika e chikungunya no Município, e ao mesmo tempo, uma forma de diminuir a procura às UPAs.
“Sabemos que muitos trabalhadores não conseguem procurar as unidades de saúde durante o expediente de trabalho e com o horário estendido durante a semana e aos sábados, eles podem buscar o posto médico mais próximo de sua residência e ter atendimento”, destacou o superintendente.
Márcio Frederico destaca ainda que os moradores dos bairros onde as UBS estão com horários estendidos devem contribuir com a multiplicação das informações, para que todos saibam dos novos horários. “É importante que os moradores dessas regiões nos ajudemm a divulgar essa informação e mais pessoas possam buscar as unidades de saúde, sem prejudicar o seu horário de trabalho”.
E ele reforça que a medida é para os atendimentos da arboviroses “justamente para conter o avanço da doença e os efeitos nas pessoas”.
Já a secretária Deisi Bocalon disse que decisão de ampliar os serviços, durante o sábado – foi tomada na noite de sexta-feira (7) – com base no monitoramento constante da situação epidemiológica do Município. “A resposta precisa ser ágil e eficiente, como determinou a prefeita Flávia Moretti. Com essa ampliação, reforçamos a Atenção Primária, que é a porta de entrada do sistema, assim, com essa segunda ampliação, garantimos um atendimento mais próximo e acessível para a população”.