A consultoria StoneX projeta que o Brasil encerrará a safra 2024/25 com embarques de 2,9 milhões de toneladas de algodão, configurando um novo recorde de exportações. Esse volume representa um crescimento anual de 4,5% e um incremento de 3,6% em relação à projeção anterior.
“Resta agora observar se o Brasil conseguirá sustentar esse ritmo aquecido nas exportações, especialmente diante da valorização do real nos primeiros meses de 2025”, analisa Raphael Bulascoschi, especialista em inteligência de mercado da StoneX.
No Mato Grosso, principal estado produtor da pluma no país, a totalidade do algodão já foi semeada, mas a consultoria revisou para baixo a estimativa de área plantada. A nova projeção indica 1,515 milhão de hectares, redução de 20 mil hectares em relação ao cálculo de janeiro, embora ainda represente um avanço de 55 mil hectares na comparação anual.
A principal razão para essa redução foi o atraso na colheita da soja, que elevou os riscos para as culturas de segunda safra, como o milho e o próprio algodão. Esse cenário pode impactar o desempenho produtivo e exigir ajustes estratégicos dos produtores ao longo do ciclo agrícola.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio