Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Brasil registra recorde na produção de carne suína em 2024

A produção de carne suína no Brasil alcançou 5,3 milhões de toneladas em 2024, impulsionada pelo abate de 57,6 milhões de animais, conforme dados da Pesquisa Trimestral de Abate do IBGE. Apesar do recorde, o crescimento anual foi o menor da última década, registrando um aumento de apenas 0,6% (29,9 mil toneladas), bem abaixo da média de 5,3% (214 mil toneladas) dos últimos dez anos. As informações constam no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) na quinta-feira (20).

Exportações atingem nível inédito, e preços sobem

As exportações de carne suína também alcançaram um patamar histórico, totalizando 1,3 milhão de toneladas, um crescimento de 8,9% em relação a 2023. Com isso, cerca de 75,5% da produção permaneceu no mercado interno. No entanto, a disponibilidade para consumo doméstico recuou 1,8%, representando uma redução de 74 mil toneladas, o que contribuiu para a elevação dos preços.

De acordo com o Deral, o preço do quilo da carcaça suína no atacado subiu 13,8%, passando de R$ 10,42 para R$ 11,86. O aumento reflete a maior demanda externa e a menor oferta no mercado interno, fatores que pressionam os preços da carne suína no Brasil.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Sair da versão mobile