Concessão da BR-381/MG começa com máquinas na pista: primeiros 100 dias serão de trabalho intenso

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As primeiras ações para garantir a segurança de quem trafega pela BR-381/MG tiveram início nesta quarta-feira (6), quando a gestão da rodovia foi assumida pela concessionária Nova 381. Após vencer leilão histórico em agosto de 2024, a empresa deu início a intervenções imediatas com reparos de ponte e pavimento e reforço na iluminação. O conjunto de trabalhos integra o Plano de 100 Dias, apresentado ao ministro dos Transportes, Renan Filho, durante evento em Belo Oriente, Minas Gerais.

De acordo com ministro, o planejamento é marco para a população e na história da rodovia, pois ao mesmo tempo em que dá transparência a compromissos assumidos, garante que os efeitos positivos das intervenções sejam sentidos nos primeiros meses da concessão. “Um grande diferencial dessa concessão é que, além das obras que começam imediatamente, será iniciado também um diálogo aberto com a sociedade. A empresa vai estabelecer uma comunicação com os municípios ao longo da BR 381, esclarecendo como vai funcionar o projeto, os novos serviços e as melhorias que serão feitas. Além das duplicações, dos contornos e das travessias urbanas, teremos vários outros serviços essenciais, como atendimento médico, câmeras de segurança e Wi-Fi gratuito ao longo de todo o trecho”, detalhou o ministro.

Em relação à mão de obra envolvida nos serviços previstos, o ministro Renan Filho recomendou à concessionária Nova 381 que priorize a contratação de mão de obra local. “Certamente, no Vale do Aço, há engenheiros, operadores de máquinas e demais profissionais da construção civil que querem trabalhar. A orientação é valorizar a contratação de mão de obra da região, o que vai gerar mais oportunidades e também fortalecer a economia local”, pontuou.

Ações imediatas

A concessão da BR-381/MG vai garantir investimentos da ordem de R$ 9 bilhões ao longo dos próximos 30 anos.

Conforme o Plano de 100 dias, estão entre as primeiras intervenções:

– Ações de correção na ponte “Torta”, localizada em João Monlevade

– Recuperação das sinalizações horizontal e vertical ao longo da estrada

– Roçada e limpeza da faixa de domínio

– Operação tapa buraco

– Limpeza de galerias

– Limpeza da drenagem

– Roçagem da faixa de domínio

– Revitalização dos guardrails

A partir de agosto deste ano, começa a operar o serviço de guinchos e ambulâncias da concessionária e o usuário passará a contar com um sistema permanente de monitoramento, inspeção de tráfego, apoio na rodovia, resgate e atendimento pré-hospitalar. Também será disponibilizado atendimento telefônico para informações sobre a rodovia e bases avançadas de apoio ao usuário.

Já ao longo dos próximos anos, o projeto de concessão da rodovia mineira prevê a duplicação de 106 quilômetros de pistas; construção de 83 quilômetros de faixas adicionais; correção de 51 pontos críticos no traçado; instalação de 20 passarelas para pedestres e recuperação de outras três, além da instalação de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros.

Sobre o impacto do tráfego durante o período de obras, Renan Filho explicou que estão sendo realizadas análises para minimizar ao máximo os problemas. “Nos esforçaremos para realizar intervenções noturnas nas travessias urbanas, nos trechos mais movimentados e nas obras de arte que receberão os primeiros investimentos. Caso seja necessário interditar uma das faixas, vamos avaliar cuidadosamente a melhor abordagem para garantir a fluidez do trânsito”, disse o ministro, acompanhado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e do diretor-presidente da Nova 381, Marcelo Boaventura, entre outras autoridades.

O trecho da rodovia que passou à administração da  Nova 381 possui 303,4 quilômetros e vai de Belo Horizonte a Governador Valadares, atravessando 21 cidades. Esta estrada é considerada uma das mais perigosas do Brasil, devido à alta sinuosidade do traçado e um histórico de manutenção com investimentos aquém do necessário.

Para além da concessão, as ações para transformar a BR-381/MG em “rodovia da vida” incluem a duplicação da rodovia entre Belo Horizonte e Caeté. Esse trecho, no entanto, não entrou no projeto de concessão e as obras ficarão a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), devido ao aspecto urbano das obras e a necessidade de desapropriações. O projeto executivo está em fase final de elaboração.

Menor pedágio

Como forma de assegurar justiça tarifária, o leilão da BR-381/MG manteve por critério o maior desconto sobre o valor do pedágio. Além disso, a cobrança da tarifa pela concessionária terá início somente em 2026, em cumprimento às regras impostas no projeto de concessão pelo Ministério dos Transportes.

Alinhada ao Novo PAC, a Nova Política de Outorga do Ministério dos Transportes ajustou a modelagem dos contratos para promover uma maior disputa pelo sistema, menor impacto financeiro aos usuários e rentabilidade adequada aos concessionários, com garantia de investimentos na ampliação e manutenção das rodovias.

Assessoria Especial de Comunicação

Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes