Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Concessões da Fico e da Fiol serão discutidas em audiência pública

Foto: Agência Brasil

O Governo Federal aprovou a abertura de audiência pública para a concessão à iniciativa privada da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). O período para os interessados encaminharem contribuições às propostas coordenadas pelo Ministério dos Transportes vai de 7 de fevereiro a 24 de março. Além disso, estão previstas três sessões presenciais para a coleta de sugestões dos interessados:

  • Data: 11 de março de 2025 – Brasília (DF)

Sessão Pública virtual e presencial (híbrido)

Horário: 8h30

Local: Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES, trecho 03, lote 10, Projeto Orla

Polo 8 – Brasília/DF

Capacidade: 353 lugares

  • Data: 12 de março de 2025 – Salvador (BA)

Sessão Pública presencial

Horário: 14h

Local: A definir

  • Data: 14 de março de 2025 – Cuiabá (MT)

Sessão Pública presencial

Horário: 14h

Local: A definir

O secretário nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Ribeiro, explica a importância da fase de consulta pública desses projetos. “É mais um passo fundamental para que o Brasil avance na integração logística, tornando o transporte ferroviário mais competitivo e atraente para investidores”, comentou. “Nosso compromisso é garantir nesta etapa de consulta pública um debate transparente e produtivo, ouvindo todas as partes interessadas e assegurando que este projeto atenda às necessidades do país com sustentabilidade, eficiência e inovação”, completou Ribeiro.

Malha ferroviária em expansão
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste ligará o interior da Bahia ao Porto de Ilhéus, facilitando o escoamento da produção agrícola e mineral. Já a Ferrovia de Integração Centro-Oeste conectará o Mato Grosso à Ferrovia Norte-Sul, fortalecendo a logística do agronegócio.

O projeto Fico/Fiol integra a política federal de expansão da malha ferroviária. É previsto a implantação de cerca de 2,7 mil quilômetros de extensão de trilhos, atravessando os estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso. As estradas de ferro serão interligadas à Ferrovia Norte-Sul e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), fortalecendo a infraestrutura logística do país e impulsionando o escoamento da produção nacional.

Participe
Detalhes do projeto e orientações aos interessados em contribuir com as propostas já podem ser consultados no site https://www.gov.br/antt/pt-br > Participação Social > Audiência Pública nº 1/2025. Dúvidas poderão ser encaminhadas ao e-mail: ap001_2025@antt.gov.br

Com informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes

Sair da versão mobile