O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e a Defesa Civil do município de Cuiabá discutem a elaboração de um plano de ação para prevenção e combate aos incêndios na Capital. A expectativa é de concluir o plano municipal de preservação e combate às queimadas até o fim deste mês de fevereiro.
A iniciativa foi discutida em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (6.2) entre o comandante do 1º Comando Regional de Bombeiros Militar (CRBM I), tenente-coronel BM João Paulo Nunes de Queiroz, e o secretário da Defesa Civil de Cuiabá, coronel RR Alessandro Borges Ferreira.
O tenente-coronel João Paulo Nunes de Queiroz destacou que o ano de 2024 exigiu uma grande atuação dos bombeiros militares, especialmente em Cuiabá. Por isso, a necessidade de se discutir questões estruturais e operacionais tanto para a área urbana quanto para a zona rural da capital.
“A parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil Municipal é essencial para reduzir as queimadas na capital. Juntos, desenvolveremos um projeto para intensificar o combate a esses incêndios, protegendo vidas, patrimônios e o meio ambiente”, afirmou o comandante.
O secretário da Defesa Civil de Cuiabá, coronel RR Alessandro Borges Ferreira, destacou a necessidade do município se preparar para o período de estiagem, tanto de forma preventiva quanto reativa. Segundo ele, um planejamento eficaz contribui para a redução dos índices de queimadas.
“Essa reunião entre a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar tem como objetivo unir a gestão municipal e a execução operacional da corporação, com foco na prevenção. Vamos atuar nos bairros conscientizando a população. As queimadas representam um impacto significativo à saúde da população, aumentando a demanda por atendimentos nas unidades de pronto-atendimento”, afirmou o secretário.
Também participaram da reunião a comandante do 1° BBM, tenente-coronel Pryscilla Jorge Machado de Souza, além do comandante do 2° BBM, tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cuiabá
Fonte: Governo MT – MT