O deputado estadual Thiago Silva (MDB) reassumiu neste ano a presidência da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A informação foi oficializada no Diário Oficial da ALMT nesta terça-feira (10).
Com um histórico de atuação no setor educacional, Silva já presidiu a Comissão nos anos de 2019 e 2023, período em que contribuiu diretamente para avanços significativos na educação estadual. Um dos destaques de sua gestão foi o trabalho para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que elevou Mato Grosso do 22º para o 8º lugar no ranking nacional.
“Por meio do nosso trabalho na Comissão, demos fim às chamadas ‘escolas de lata’ e garantimos recursos para a reforma de 70 unidades e a construção de outras 33, promovendo melhorias pedagógicas e tecnológicas. O desafio agora é ampliar os investimentos em robótica, que já beneficia mais de 30 mil alunos da rede estadual, e expandir o programa de escolas cívico-militares, passando de 30 para 100 unidades, atendendo à demanda de diversos municípios”, destacou Thiago Silva.
A Comissão tem como prerrogativa avaliar e validar todas as proposições relacionadas à educação, esporte, tecnologia, cultura e ciência. Para este novo mandato, a expectativa do deputado é trabalhar para que Mato Grosso alcance a meta de estar entre os cinco melhores estados do país no setor educacional até o final de 2025.
“Se conseguimos avançar no Ideb, isso se deve ao comprometimento dos professores, diretores e colaboradores das 627 unidades escolares, que atendem mais de 310 mil estudantes. Nosso compromisso na Comissão é atuar junto ao governador Mauro Mendes (União) e ao vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) para consolidar Mato Grosso como referência educacional no Brasil”, afirmou Silva.
Reconhecido por sua atuação em defesa da instalação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis, o parlamentar tem liderado esforços em prol de investimentos nas escolas estaduais de todas as regiões do Estado, como a entrega de 320 mil kits escolar, mais de 150 mil notebooks, 8500 aparelhos de televisão, 1000 ônibus escolares e a implementação do Programa de Intercâmbio “MT no Mundo”.
Com esse novo mandato à frente da Comissão de Educação, Thiago reforça seu compromisso em garantir mais investimentos e avanços para a educação pública, contribuindo para o desenvolvimento de Mato Grosso e a formação de uma geração preparada para construção de um estado cada vez mais próspero.
Fonte: ALMT – MT