Deral reduz levemente previsão para safra de soja no Paraná e eleva estimativa do milho

0
11

O Departamento de Economia Rural (Deral), do governo do Paraná, revisou nesta quinta-feira sua estimativa para a safra de soja 2024/25 do Estado, reduzindo a projeção para 21,2 milhões de toneladas, uma leve queda de 0,65% em relação ao previsto no mês anterior.

Apesar do ajuste, a expectativa para a colheita segue positiva. Segundo Edmar Gervásio, especialista do Deral, as áreas mais afetadas por condições adversas, especialmente na região oeste, já foram colhidas. “Agora restam as áreas do sul do Estado, que não apresentaram problemas e podem até registrar ganhos de produtividade”, destacou. Caso a projeção se confirme, o Paraná terá uma produção 14% maior do que a da safra anterior, que sofreu impactos da estiagem.

Já para o milho, o Deral realizou ajustes positivos tanto na primeira quanto na segunda safra. A colheita de verão do cereal foi estimada em 2,8 milhões de toneladas, acima das 2,64 milhões previstas em janeiro. “Apesar de ser uma safra menor em comparação à segunda, a produtividade média deve alcançar um patamar recorde, atingindo 10,4 mil quilos por hectare”, afirmou Gervásio.

A estimativa para a segunda safra também foi elevada, passando de 15,53 milhões para 15,9 milhões de toneladas. O especialista explicou que os ajustes se devem a correções na área plantada, mas que, até o momento, o desenvolvimento das lavouras segue dentro da normalidade.

No avanço da colheita, até o início da semana, 49% da área de soja já havia sido colhida, enquanto a colheita da primeira safra de milho atingia 42% da área cultivada. No caso da segunda safra, o plantio já cobria 65% da área projetada.

Se as previsões do Deral se confirmarem, a primeira safra de milho terá um crescimento de 11% em relação à temporada anterior, enquanto a segunda registrará um avanço expressivo de 26%, alcançando uma área estimada de 2,6 milhões de hectares.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio