Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Desafios e Oportunidades para o Cultivo de Arroz no Rio Grande do Sul

As lavouras de arroz no Rio Grande do Sul continuam apresentando bom desenvolvimento, impulsionadas pelas condições climáticas favoráveis, como o clima seco e ensolarado. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS o potencial produtivo da safra segue positivo, embora produtores enfrentem desafios relacionados à irrigação.

A seca tem proporcionado um cenário favorável para o crescimento das plantas, no entanto, produtores que ampliaram a área plantada além da capacidade de suas barragens estão atentos ao risco de escassez de água, o que pode prejudicar a irrigação antes da conclusão do ciclo das lavouras. Esse problema é especialmente preocupante em propriedades que não contaram com planejamento adequado para o manejo da água.

Apesar desse risco, as atividades nas lavouras seguem com o objetivo de otimizar a produtividade. Agricultores têm realizado tratos culturais, como a segunda aplicação de nitrogênio nas áreas semeadas entre novembro e dezembro, para potencializar o desenvolvimento das plantas. Nas lavouras em floração e no período de enchimento dos grãos, a vigilância contra pragas e doenças foi intensificada, com a aplicação preventiva de fungicidas para mitigar danos à produção.

No mercado, o preço do arroz apresentou uma leve alta de 1,50% na última semana. O valor da saca de 50 kg subiu de R$ 98,04 para R$ 99,51, conforme levantamento da Emater/RS-Ascar.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Sair da versão mobile