Desenrola Rural: produtores da agricultura familiar já podem negociar dívidas com condições especiais

0
28

Produtores rurais da agricultura familiar já podem negociar dívidas com condições especiais para voltar a ter acesso a crédito do Pronaf, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Isso é possível por meio do Desenrola Rural, que entrou em vigor nessa semana.

O programa funciona de modo semelhante ao Desenrola Brasil, que renegociou dívidas dos consumidores.

As instituições de crédito já estão oferecendo renegociações a agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais em situação de inadimplência há mais de um ano.

Um levantamento realizado pelo governo junto às instituições financeiras indicou que, um universo de pouco mais de 5,4 milhões de agricultores familiares, pouco mais de 1 milhão e 300 mil têm, atualmente, dívidas em atraso há mais de 12 meses.

A maioria tem dívidas bancárias, mas cerca de 3 em cada 10 estão com o nome negativado porque devem contas de água, luz e telefone.

Aqueles com débitos inscritos na Dívida Ativa da União também podem participar e têm até o dia 30 de maio para se inscrever no Desenrola Rural. Já para os que têm dívidas junto ao Pronaf, o prazo vai até 31 de dezembro.