A qualificação é destinada aos profissionais de Educação Física e áreas afins e será realizada de 100% presencial. Serão ofertadas 100 vagas
A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promove nos dias 12 e 13 de março, o III Seminário de Modalidades Paralímpicas do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Várzea Grande (CRPB/VG). A formação é indicada para profissionais interessados que tenham concluído o curso assíncrono Movimento Paralímpico Fundamentos Básicos do Esporte disponível em: https://tinyurl.com/mrx4thvw .
De acordo com o superintendente de Esporte e Lazer da SMECEL, Edmilson Castro Nascimento, o seminário é resultado da parceria entre prefeitura, por meio do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande, através da cooperação técnica e intercâmbio de informações, experiências e tecnologias com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com o objetivo de formar profissionais de Educação Física e áreas afins, para atuarem no esporte paralímpico, desde a iniciação até o nível dos atletas de alto rendimento.
Segundo o superintendente, “um dos propósitos da capacitação é tornar a atividade física e esportiva cada vez mais acessível às pessoas com algum tipo de deficiência, sobretudo, através da divulgação do esporte paralímpico e da qualificação dos profissionais que atuam de maneira direta ou indireta na rede pública ou privada de Ensino, com a inserção de programas relacionados às modalidades paralímpicas no contexto escolar e até mesmo em outras áreas como é o caso do esporte e dos serviços de reabilitação” disse.
O III Seminário de Modalidades Paralímpicas do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande será 100% presencial com 100 vagas disponíveis e 16 horas de carga horária. As aulas teóricas serão aplicadas no Anexo II da SMECEL, na Rua Tenente Horta Barbosa, no bairro Marajoara e as aulas práticas ocorrerão no Ginásio Poliesportivo do Fiotão, no centro de Várzea Grande.
REFERÊNCIA PARALÍMPICA – O município de Várzea Grande passou a ser um centro de referência para o esporte Paralímpico no Estado de Mato Grosso em março de 2023, a partir da assinatura de um Acordo de Cooperação técnica firmado entre a Prefeitura Municipal e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Por meio do acordo, o Ginásio Poliesportivo “Júlio Domingos de Campos” (Fiotão), passava a ser a sede desse Centro de Referência Paralímpico ofertando formação para professores nas modalidades paralímpicas e principalmente a prática esportiva de lazer e de alto rendimento, inicialmente com sete modalidades para deficientes físicos, objetivando a formação de atletas de elite.