São cerca de 30 atendimentos por dia, que ocorrem através das solicitações dos diretores das unidades feitas em um grupo de Whatsapp, criado exclusivamente para este fim
A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) de Várzea Grande conseguiu garantir o reabastecimento de água nas escolas da rede municipal e assegurar a retomada das aulas nas unidades que estavam sofrendo com problema e até causando prejuízo por cancelamento de aulas. A ação faz parte do esforço coletivo de todas as secretarias municipais, buscando meios para resolver a crise hídrica da cidade.
De acordo com o secretário, Pe. Edson Sestari, após a reunião com os gestores de todas as secretarias com a prefeita Flávia Moretti (PL), na semana passada, uma das ações definidas pelo Comitê de Crise foi a retomada do fornecimento de água nas escolas pela secretaria de Educação. A Smecel passa então, a ser responsável pelo abastecimento de todas as unidades da rede municipal, garantindo o pleno funcionamento das escolas até a normalização do fornecimento feito pela rede, via Departamento de Água e Esgoto (DAE), que está trabalhando dia e noite para conter os danos causados por furtos, vandalismo e pelo próprio sucateamento da autarquia ao longos dos anos.
“Os serviços de abastecimento de água nas escolas estão sendo feitos desde dia 10 e ontem, 12, já conseguiremos resolver este problema” informou o secretário.
O secretário explicou que agora sob a gestão da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foram contratados seis caminhões pipas que estão atendendo exclusivamente as escolas da rede municipal. “São cerca de 30 atendimentos por dia, que ocorrem através das solicitações dos diretores das unidades feitas em um grupo de Whatsapp, criado exclusivamente para este fim” completou.
Com esta iniciativa, a secretaria de Educação resolve emergencialmente o problema de abastecimento de água nas escolas, garantindo a normalidade do funcionamento para a continuidade de todas as atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. “O ideal é que todas as escolas estejam sendo abastecidas diretamente com água tratada pela rede do DAE, mas até que isso efetivamente aconteça, estaremos com este planejamento estratégico, fornecendo água para todas as unidades que necessitem desse serviço” pontuou o secretário.