Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Estoque Mundial de Algodão Atinge Maior Nível desde a Pandemia

O estoque mundial de algodão voltou a crescer e atingiu o maior nível desde a pandemia, conforme apontado no relatório Agro Mensal da Consultoria Agro do Itaú BBA. O levantamento, divulgado em fevereiro, destaca uma revisão para cima nas projeções de produção global de 2024/25 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que aumentou a estimativa em 200 mil toneladas, totalizando 26,2 milhões de toneladas. Esse ajuste é atribuído ao crescimento da produção na China, que passou de 6,5 milhões de toneladas em janeiro para 6,7 milhões de toneladas na última revisão.

Com o aumento da oferta global, aliado à demanda mais lenta, os preços do algodão em Nova Iorque continuam pressionados, o que tem impactado também o fluxo de negócios para a safra 2024/25 no Brasil. No estado do Mato Grosso, maior produtor nacional, a comercialização da pluma alcançou 49%, abaixo da média de 61% observada nos últimos cinco anos. Apesar da expectativa de uma colheita recorde neste ano, que pode superar o desempenho de 2024, esse cenário não favorece uma valorização dos preços.

De acordo com o Itaú BBA, os preços internos devem seguir pressionados pelos baixos valores internacionais, o aumento da oferta global e o crescimento dos estoques domésticos. Contudo, a valorização do dólar em relação ao real pode oferecer um suporte, impulsionando a paridade de exportação e atenuando, em parte, a queda dos preços no mercado interno.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Sair da versão mobile