Abastecimento só começa amanhã de manhã, após os reservatórios encherem
Após quatro dias de paralisação, a ETA Cristo Rei voltou a operar e já está tratando água. A manutenção da bomba de captação foi concluída com sucesso, permitindo que a estação retome a produção.
A prefeita Flávia Moretti (PL) destacou a dedicação dos servidores do DAE em restabelecer a operação da Estação o mais breve possível. “Foi um trabalho incessante e com êxito pela dedicação dos nossos servidores. Sabemos de todos os transtornos que a falta de água causa à população, mas estamos nos desbodrando na busca por soluções e sairemos vitoriosos, tenho certeza disso”.
Apesar do retorno da operação, o abastecimento ainda não será imediato. O sistema precisa de aproximadamente 12 horas para encher os reservatórios, garantindo volume suficiente para distribuir água aos bairros atendidos. A previsão é que o abastecimento comece a ser normalizado a partir de amanhã (08) pela manhã.
A manutenção foi iniciada ontem à noite, quando a bomba foi substituída pela primeira vez. Entretanto, assim que foi instalado, o equipamento precisou ser removido, ainda de madrugada, após apresentar defeito. Ao longo de toda manhã de hoje a equipe atuou no reparo, garantindo que ela retomasse os trabalhos agora a tarde.
Agora, com a ETA operando novamente, a água tratada começa a ser armazenada, e a equipe do DAE segue monitorando o processo para garantir um retorno seguro e gradual do abastecimento.
Os bairros previstos para receber água amanhã durante todo o dia são:
Condomínio Chapada Guimarães
Condomínio chapada buriti
Condomínio chapada verde
Bairro Planalto Beira Rio
Bairro Construmat
Bairro Alameda
Bairro Manga
Bairro Joaquim Curvo
Bairro Jaime Campos
Bairro Santa Bárbara
A população pode acompanhar atualizações e registrar qualquer necessidade nos canais oficiais do DAE.
ETA I
A mesma manutenção ocorre agora na ETA I, a ETA Velha. A estação apresenta no momento problemas na bomba que puxa água do Rio Cuiabá e leva para tratamento.
É preciso lembrar que ETA acabou de passar por manutenção na adutora e estava retomando gradualmente o abastecimento.
No entanto, na noite de ontem (6), a bomba parou de funcionar. Ela é responsável por abastecer nove bairros, onde estão 115 loteamentos.