Evento debate educação e futuro do mundo do trabalho

0
108

O Ministério da Educação (MEC) participou do evento Experiências Internacionais do B20 Brasil: uma agenda para a educação básica e requalificação profissional, realizado na terça-feira, 11 de fevereiro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). As discussões abordaram temas sobre a preparação da força de trabalho no contexto da inteligência artificial (IA) e da transformação verde. O foco foi tratar dos impactos provocados pela IA e pelos desafios de atualização tecnológica dos novos profissionais. 

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, integrou o painel de debate sobre o futuro do trabalho e ressaltou que, em relação à temática, existem muitos desafios e oportunidades. “A lei que instituiu a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica tem vertentes importantes. Entre elas, destaco a implementação do Sistema Nacional de Avaliação dos Cursos Técnicos. Temos que ter essa preocupação com a oferta, mas também com a avaliação da qualidade”, afirmou. 

Ele também apontou a importância da colaboração e de parcerias para o desenho da educação profissional e tecnológica (EPT), por meio de monitoramento, acompanhamento e avaliação,para que possamos incorporar as tendências e as necessidades desse modelo proposto no mundo do trabalho e buscar as habilidades e as competências necessárias dentro da transformação da economia verde da inteligência artificial”. 

Propag O governo federal tem viabilizado ações que objetivam o fortalecimento da EPT por meio do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A iniciativa permitirá que os estados e o Distrito Federal revertam parte dos juros de suas dívidas com a União em áreas como a educação profissional técnica de nível médio, entre outras. O aumento de matrículas nessa modalidade de ensino faz parte das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). 

Presentes O evento foi realizado em Brasília (DF) e reuniu representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi), de secretarias de educação e do governo federal, assim como especialistas em educação. Além de Bregagnoli, participaram do debate sobre o futuro do trabalho o secretário de Trabalho, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Magno Lavigne; a conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE) para a educação profissional, Cleunice Rehem; a diretora de Consultoria em Talentos e Organização da Accenture, Gisela Sander; o diretor da Cisco Network Academy, Gabriel Barros; o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Gustavo Leal; e o diretor superintendente do Sesi, Rafael Lucchesi.  

Clique aqui para assistir ao painel na íntegra.  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)     

 

Fonte: Ministério da Educação