A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), levará agroindústrias exportadoras de aves e suínos para a Expo Carnes y Lácteos 2025, a maior feira do setor alimentício no mercado mexicano. O evento acontecerá entre os dias 4 e 6 de março, na cidade de Monterrey, reunindo grandes players da indústria global de carnes e laticínios.
Ao todo, dez agroindústrias brasileiras estarão presentes na feira: Avenorte, Bello Alimentos, BRF, Coasul, Copacol, GTFoods, Cooperativa Lar Agroindustrial, Pamplona Alimentos, Zanchetta Alimentos e Vibra Foods. A ação contará com a participação da coordenadora de marketing e promoção comercial da ABPA, Nayara Dalmolin, e do gerente de acesso a mercados, Gabriel Morelli.
Brasil Fortalece Parceria Comercial com o México
Além das rodadas de negócios com potenciais compradores e importadores do setor alimentício, a iniciativa visa reforçar a posição do Brasil como um parceiro comercial confiável para o mercado mexicano. Para isso, além dos encontros estratégicos com stakeholders, serão distribuídos materiais promocionais destacando a qualidade e a competitividade da produção brasileira.
A participação das agroindústrias brasileiras na feira ocorre pouco mais de dois meses após a renovação do “Pacote contra a Inflação e a Fome” (PACIC), realizada em 31 de dezembro de 2024. O programa, criado para mitigar os impactos inflacionários e evitar a escassez de alimentos, incentiva a importação de produtos essenciais, como carne de frango e suína, sem restrições de cotas e com tarifa zero.
Os efeitos dessa política já são visíveis: as exportações de carne de frango do Brasil para o México cresceram impressionantes 651% em janeiro de 2025, saltando de 1,4 mil toneladas no mesmo período do ano anterior para 10,7 mil toneladas. O mesmo movimento foi observado na carne suína, cujas exportações passaram de apenas 25 toneladas em janeiro de 2024 para 1,3 mil toneladas no início deste ano.
“O México é um parceiro estratégico de longa data, e essa relação tem se fortalecido ainda mais em 2025. Estamos otimistas com as oportunidades que essa ação em Monterrey trará para expandirmos nossa presença no mercado mexicano, complementando a produção local e consolidando o Brasil como um dos principais fornecedores do setor”, afirma Ricardo Santin, presidente da ABPA.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio