Entre os dias 03 e 06 de fevereiro, a equipe do Ministério da Pesca e Aquicultura esteve presente no evento “Diálogos de saberes: práticas para o avanço do manejo participativo de pesca na Amazônia brasileira”, que aconteceu em Brasília (DF). O evento foi realizado pela Aliança Águas Amazônicas em parceria com outras instituições nacionais e internacionais.
Gestão pública, pescadores, ONGs e pesquisadores se reuniram para a troca de experiências, desafios e reivindicações da comunidade pesqueira. O objetivo do ‘Diálogos’ é inspirar caminhos para as boas práticas de governança pesqueira à escala amazônica. Os objetivos específicos do Diálogo de Pescadores de Brasília são:
- Mapear as iniciativas de manejo participativo de pesca e as boas práticas desenvolvidas à múltiplas escalas;
- Identificar desafios e oportunidades para o monitoramento e manejo de recursos pesqueiros;
- Promover o intercâmbio entre pescadores e autoridades pesqueiras e;
- Propor ações de incidência para melhorar a governança pesqueira na Amazônia.
O secretário-executivo do MPA, Edipo Araujo, esteve presente no evento com a equipe técnica do Ministério. “Nossa participação no “Diálogos”, para debater esses temas de grande importância, que são as questões relacionadas à atividade da pesca – economia muito importante para a região amazônica que precisa de atenção, tanto no âmbito de conservação dos recursos pesqueiros como para os pescadores e pescadoras. Precisamos unir os temas socioeconômicos e ambientais debatendo de maneira participativa com as políticas para os setores da pesca e aquicultura brasileiras”.