O governo federal publicou, na noite desta segunda-feira, uma medida provisória que destina R$ 4,1 bilhões em crédito extraordinário para assegurar a execução do Plano Safra 2024/2025. A informação foi divulgada pela Casa Civil por meio de nota oficial.
A medida tem como objetivo garantir o acesso ao crédito para o setor agropecuário, abrangendo operações de investimento rural e agroindustrial, além de manter o suporte ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Na última quinta-feira, um ofício do Tesouro Nacional enviado às instituições financeiras determinou a suspensão dos financiamentos agrícolas subvencionados pelo Plano Safra 2024/2025. O documento apontava que os custos com os programas subsidiados haviam aumentado, sem que o Congresso Nacional tivesse aprovado o Orçamento da União deste ano.
Diante da forte reação negativa do setor agropecuário, o governo se mobilizou para encontrar uma solução rápida. Já na sexta-feira, foi anunciado que uma MP seria editada para restabelecer os financiamentos.
A interrupção dos créditos ocorreu em um momento crucial para o agronegócio brasileiro, quando os produtores estão em plena fase de plantio da segunda safra de milho, colheita da soja e início da colheita do arroz. Além disso, em culturas como o café, os agricultores estão conduzindo tratos culturais essenciais para a produção.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio