Há 38 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, com o objetivo de abordar os principais problemas ambientais do planeta e propor soluções eficazes para enfrentá-los. Sob a presidência da então primeira-ministra da Noruega, Gro Brundtland, a comissão elaborou o importante relatório “Nosso Futuro Comum”, que alertava para ameaças como o aquecimento global, os extremos climáticos, a desertificação e o desmatamento, propondo a criação de uma política global de desenvolvimento sustentável para mitigar tais riscos.
Aos 86 anos, Gro Harlem Brundtland, uma das pioneiras na defesa do conceito de desenvolvimento sustentável, será uma das atrações do Global Agribusiness Festival (GAFFFF), que acontecerá nos dias 5 e 6 de junho, no Allianz Parque, em São Paulo. O evento, que já se consolidou como um dos maiores do setor agropecuário, transformará a capital paulista no epicentro mundial do agronegócio pelo segundo ano consecutivo.
“Gro Brundtland é uma das maiores autoridades sobre desenvolvimento sustentável, tema que continua desafiando a humanidade e que, no Brasil, tem norteado as atividades agrícolas”, destaca Plínio Nastari, presidente da DATAGRO.
A ex-primeira-ministra norueguesa se apresentará no Global Agribusiness Forum (GAF), que pela primeira vez será aberto ao público do GAFFFF. Criado em 2012, o GAF se tornou um importante ponto de encontro para autoridades e líderes globais discutirem as tendências e os desafios econômicos e da agropecuária.
Além das palestras, o público poderá aproveitar toda a programação do festival, que inclui apresentações musicais, uma feira com agtechs e opções gastronômicas. O evento é organizado pela DATAGRO e apresentado pela XP e Corteva Agriscience. Entre os primeiros artistas confirmados estão Fernando e Sorocaba, além de Fiduma e Jeca.
A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas compareçam ao evento. Clientes da XP poderão acessar a pré-venda de ingressos a partir do dia 11 de fevereiro, enquanto o público geral terá a oportunidade de garantir sua participação a partir de 21 de fevereiro.
A Corteva Agriscience levará cerca de 1.200 produtores rurais e parceiros comerciais de diversas regiões agrícolas do Brasil, reforçando a proposta de conectar o campo e a cidade.
“O GAFFFF nasceu com o objetivo de criar uma ponte entre o campo e a cidade, mostrando ao mundo que é possível produzir e, ao mesmo tempo, preservar nosso patrimônio natural”, afirma Luiz Felipe Nastari, diretor de comunicação, educação e eventos da DATAGRO.
Em sua edição anterior, o evento contou com a presença de mais de 240 palestrantes nacionais e internacionais, além de mais de 120 agricultores familiares, que expuseram produtos como queijo, vinho, mel e alimentos orgânicos. Também participaram do festival mais de 100 agtechs, 180 empresas e 10 universidades, apresentando inovações que aumentam a eficiência no campo.
O evento ainda celebrou a cultura sertaneja, com apresentações de Chitãozinho e Xororó e Jorge e Mateus, além de um rodeio virtual realizado pelos Independentes, da Festa do Peão de Barretos.
Realização
O GAFFFF, assim como o Global Agribusiness Forum, realizado desde 2012, é promovido em parceria com a DATAGRO, a Sociedade Rural Brasileira (SRB), a Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), a Aliança Internacional do Milho (Maizall), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), a Bioenergia Brasil e a União Nacional do Etanol de Milho (Unem).
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio