Grupo CV Nelore Mocho Recebe Visita de Estudantes da ESALQ Jr. para Capacitação Prática em Consultoria Agronômica

0
28

No dia 11 de janeiro, o grupo CV Nelore Mocho abriu as portas de suas fazendas localizadas no Oeste Paulista para receber a Expedição ESALQ Jr. 2025. Composta por 20 alunos do 4º ano dos cursos de Agronomia e Administração de Empresas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), a expedição teve como objetivo oferecer uma experiência prática sobre consultoria agronômica.

A visita às propriedades Campina, em Caiuá (SP), e Santa Gina, em Presidente Epitácio (SP), proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecerem de perto os sistemas de produção adotados nas fazendas. Entre os temas abordados, destacaram-se a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que oferece benefícios como o bem-estar animal e a conservação do solo, além da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), os pivôs de irrigação e os processos de manejo operacional e de sanidade animal.

Os participantes também puderam observar a avaliação de animais de diferentes idades e raças, além de entender os processos de seleção genética, essenciais para o sucesso do trabalho desenvolvido na propriedade. Entre as características destacadas pelos estudantes estava a qualidade genética dos animais, como as precocinhas de 12 a 14 meses já inseminadas, bezerros de cria e touros jovens, todos com alto potencial para os próximos leilões.

Para Emanuel Cardoso, aluno do curso de Agronomia, a integração lavoura-pecuária adotada pelo grupo CV é uma prática de grande relevância. “Este sistema melhora tanto a capacidade produtiva do solo quanto o desempenho dos animais, garantindo uma produção de forragem de qualidade superior”, comentou.

Luís Gustavo Luca Silva, também aluno de Agronomia e um dos organizadores da expedição, enfatizou a importância da visita: “Foi uma experiência enriquecedora, essencial para nosso desenvolvimento acadêmico e profissional, e que contribuirá para o sucesso da pecuária no Brasil.”

Willians de Angelo, gerente de produção do grupo CV Nelore Mocho, destacou o impacto da visita para os alunos. “Foi um momento significativo para os futuros profissionais, que puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e se familiarizar com a realidade do campo. Além disso, foi uma oportunidade de contato com as tecnologias mais recentes do setor pecuário e com profissionais experientes da área”, concluiu.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio