Da Assessoria – Vereadora Katiuscia Manteli
A vereadora e primeira-secretária da Câmara Municipal de Cuiabá, Katiuscia Manteli (PSB), demonstrou mais uma vez seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos ao apresentar, durante a 2ª Sessão Ordinária de 2025, realizada nesta quinta-feira (06), no Plenário das Deliberações, uma série de indicações, incluindo uma voltada especificamente para atender às necessidades do bairro Silvanópolis.
Com mais de 400 famílias residindo na região, a população, em sua maioria de baixa renda, enfrenta a falta de serviços essenciais, como a iluminação pública. Apesar de já estarem pagando a taxa de iluminação pública desde julho de 2024, os moradores ainda não têm a luz nas ruas. “Em abril do ano passado, a concessionária de energia, Energisa, fez o posteamento em todas as ruas do bairro. Contudo, mais de 230 postes permanecem sem os braços e as lâmpadas, que são de responsabilidade da Prefeitura. Isso tem gerado grande frustração, pois as famílias estão pagando por um serviço que não estão recebendo, o que é inadmissível”, destacou a vereadora em sua fala.
A indicação, que será encaminhada à Prefeitura Municipal, via Secretaria de Obras Públicas, visa garantir a instalação imediata das lâmpadas e braços de iluminação, uma demanda urgente para os moradores. “Tenho certeza de que o secretário de Obras Públicas da Prefeitura de Cuiabá, Reginaldo Teixeira, dentre tantas outras demandas, irá atender esse anseio de famílias que lutam por seus direitos. Nós sabemos do esforço que ele tem feito para atender todos os vereadores e do retorno que tem dado. Falando em planejamento, às vezes vai demorar um pouquinho, mas sempre com o retorno aos vereadores, apontando os planejamentos e o cronograma dessas ações. E, entre as principais indicações, eu quero aqui hoje clamar pelo bairro Silvanópolis”, pontuou Katiuscia.
“A ausência de iluminação tem causado sérios impactos na segurança local, afetando diretamente a tranquilidade dos moradores, que sonham com a possibilidade de ver seus filhos brincando com segurança nas ruas e de poder chegar em suas casas sem temor. A iluminação pública é um fator crucial para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade, especialmente em bairros como o Silvanópolis, que abriga mais de 2.000 moradores e se encontra em uma situação de vulnerabilidade social”, acrescentou.
Em sua fala, a vereadora também explicou o papel das indicações como ferramenta parlamentar para encaminhar as demandas da população ao Executivo. “Embora os parlamentares não possam gerar despesas diretamente com projetos, as indicações são uma alternativa para levar as necessidades dos bairros até a Prefeitura. A partir dessas indicações, conseguimos cobrar o andamento das ações e obter respostas sobre o planejamento e cronograma das obras”, afirmou Katiuscia Manteli.
A vereadora reforçou que a falta de iluminação não apenas impacta a segurança dos cidadãos, mas também é uma questão de justiça social, considerando que a comunidade já paga pelo serviço e não recebe a contrapartida do poder público. Com o apoio da população local, Katiuscia Manteli segue firme na luta por um atendimento digno para os moradores do Silvanópolis, buscando sempre o bem-estar da comunidade cuiabana.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT