Maluf lança Radar Previdência para simplificar e aprimorar gestão previdenciária em Mato Grosso

0
47
Crédito: Diego
Crédito: Diego Rodrigues/MPC
Ilustração
Presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social, conselheiro Guilherme Antonio Maluf. Clique aqui para ampliar.

A Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) lançou, nesta terça-feira (18), o painel “Previdência Social”, um novo módulo do sistema Radar de Controle Público. A ferramenta tem como objetivo simplificar e aprimorar a gestão previdenciária do estado, oferecendo mais transparência e suporte às tomadas de decisão. Clique aqui para acessar a plataforma. 

Anunciada pelo presidente da Comissão, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, durante o Encontro Mato-grossense de Municípios, a iniciativa busca garantir a sustentabilidade previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) no estado, tendo como pilares o planejamento, a gestão e a inovação. “A plataforma foi desenvolvida para fornecer uma visão estratégica e simplificada da previdência municipal, facilitando a identificação de problemas e permitindo a adoção de medidas corretivas de forma mais eficiente”, ressaltou Maluf.

Ainda conforme o conselheiro, o principal desafio enfrentado pelos municípios é complexidade da gestão previdenciária, o equilíbrio financeiro e atuarial e prevenção de riscos fiscais. “Com essa ferramenta, gestores públicos, órgãos de controle e a sociedade terão acesso a informações estratégicas sobre a gestão previdenciária, o que contribuirá para uma administração mais transparente e para decisões baseadas em dados reais, garantindo mais segurança e sustentabilidade ao RPPS no estado”, ressaltou.

As funcionalidades da plataforma, alimentada com dados extraídos de bancos oficiais como Ministério da Previdência Social e Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic), foram apresentadas pela auditora pública externa Karisia Goda. Vale destacar que o Radar de Controle Público do TCE-MT também monitora outros setores da gestão pública, como a Saúde e a Assistência Social. Reconhecido por instituições de todo o Brasil, o instrumento também é um dos produtos do Tribunal certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o selo ISO 9001.

O Encontro 

 Promovido pelo TCE-MT e AMM, sob presidência do conselheiro Sérgio Ricardo e de Leonardo Bortolin, respectivamente, o Encontro Mato-grossense dos Municípios reúne mais de 1.500 gestores de todo o estado no Cenarium Rural, em Cuiabá, nesta terça e quarta-feira. Ao longo de dois dias, autoridades e técnicos de diversas áreas abordaram temas como noções gerais de administração orçamentária e financeira, orçamento da saúde, descentralização ambiental e soluções para o desenvolvimento econômico regional.  

Além das mais de 30 palestras ministradas simultaneamente em três salas diferentes, há ainda reuniões com as bancadas federal e estadual, estandes com apresentação de produtos e serviços e atendimento especializado aos gestores municipais que é realizado por técnicos do TCE, AMM, Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Desenvolve MT, Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), entre outros.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT