Os principais índices acionários da China e de Hong Kong fecharam em queda nesta terça-feira, pressionados pela desvalorização de ações do setor de tecnologia e pelo aumento das tensões geopolíticas. O movimento ocorre em meio a preocupações sobre novas restrições dos Estados Unidos ao setor de semicondutores chinês.
O índice Hang Seng Tech encerrou o dia com recuo de 1,6%, após ter iniciado o pregão com queda expressiva de 4,3%. Entre os destaques negativos, as ações do Alibaba e do Baidu recuaram 3,8% e 3,9%, respectivamente. O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1,32%, ampliando sua distância da máxima atingida nos últimos três anos. Já o CSI 300, que agrupa as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, cedeu 1,11%, enquanto o índice SSEC, da Bolsa de Xangai, registrou baixa de 0,8%.
O aumento das tensões entre China e Estados Unidos influenciou o pessimismo dos investidores. Segundo notícias do mercado, o governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump estuda endurecer as restrições sobre semicondutores para a China, reforçando sua política “America First” e ampliando as barreiras comerciais. A expectativa dessas medidas elevou as preocupações sobre o impacto na economia chinesa.
O movimento de queda também acompanhou a desvalorização das ações chinesas listadas nos Estados Unidos na segunda-feira. “O mercado vinha tão focado no crescimento da inteligência artificial na China que acabou subestimando os riscos associados a Trump, que segue sendo um fator imprevisível”, destacou Qi Wang, diretor de investimentos da UOB Kay Hian. Ele ressaltou que os recentes movimentos de mercado reforçam a presença do chamado “risco Trump”.
A recente desvalorização também representa uma inflexão no que vinha sendo a melhor sequência de ganhos das ações chinesas de tecnologia desde 2020. O otimismo com os avanços na inteligência artificial e os bons resultados financeiros das empresas do setor haviam impulsionado o mercado, mas as recentes incertezas geopolíticas levaram a um movimento de reavaliação.
Desempenho dos principais índices da Ásia-Pacífico:
- Tóquio (Nikkei): -1,4% (38.237,79 pontos)
- Hong Kong (Hang Seng): -1,32% (23.034 pontos)
- Xangai (SSEC): -0,80% (3.346 pontos)
- China continental (CSI 300): -1,11% (3.925 pontos)
- Seul (Kospi): -0,57% (2.630 pontos)
- Taiwan (Taiex): -1,19% (23.285 pontos)
- Cingapura (Straits Times): -0,30% (3.915 pontos)
- Sydney (S&P/ASX 200): -0,68% (8.251 pontos)
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio