O Ministério dos Transportes, por meio do Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), concluiu as obras de duas pontes sobre pequenos rios, conhecidos como igarapés, na BR-163, no Pará. Esses trechos eram os únicos sem pavimentação em um percurso crucial para o escoamento de grãos entre os municípios de Rurópolis e Santarém.
O investimento total foi de R$ 18,5 milhões para o nivelamento e a instalação do asfalto nos acessos às pontes, uma técnica chamada “encabeçamento”. Para finalizar a obra, o DNIT executou mais de 10 mil metros de drenagem profunda e superficial, além da construção de meio-fio, sarjeta e valetas para proteção de aterros. Também foram implantados 322 metros de defensas metálicas.
Pontes sobre igarapés
Para o acesso à ponte sobre o Igarapé Bueiro, foram pavimentados 1.650 metros de rodovia. Já no encabeçamento do Igarapé Preto, outros 550 metros foram asfaltados. O objetivo da intervenção é oferecer mais segurança aos usuários, que antes enfrentavam a falta de infraestrutura.
Com a conclusão, além de reduzir o impacto ambiental, a BR-163/PA se torna um segmento facilitador para o transporte de mercadorias e serviços, aumentando a competitividade e atraindo mais investimentos para a região. A obra também melhora a qualidade de vida e a mobilidade da população local, fortalecendo a integração regional e refletindo o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável.
Com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes