Os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, dos Transportes, Renan Filho, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentaram nesta quarta-feira (5) o Plano de Escoamento da Safra 2024/2025, que visa diminuir custos de transporte e aumentar a competitividade do agronegócio no Brasil, no ano com a estimativa de maior colheita de grãos da história.
Na ocasião, o ministro Fávaro reforçou o compromisso do Governo Federal em ações estruturantes. “Estamos aqui hoje, juntos, o que demonstra que o governo tem um planejamento estratégico para dar mais eficiência no escoamento de safra.”, evidenciou.
Neste ano, a estimativa é um crescimento recorde, com produção (24/25) estimada em 1.224 milhões de toneladas, sendo 322,47 milhões de toneladas de grãos, especialmente soja e milho, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Clique aqui para mais informações sobre a produção brasileira.
“A safra brasileira, que a cada ano nos enche de orgulho e cria novas oportunidades, continua a superar expectativas. Estamos novamente à beira de uma supersafra, prestes a quebrar todos os recordes. Esse crescimento não apenas consolida a força do nosso agronegócio, mas também se torna um importante indutor para o desenvolvimento da infraestrutura. É essa confiança na produção crescente que motiva empresários e o setor público a investir, certos de que o Brasil continuará a colher safras recordes e impulsionar sua economia”, disse Fávaro.
“A safra de grãos, até então, era referenciada apenas pela produção brasileira de grãos. Mas, quem disse que somos limitados a isso? No ano passado, alcançamos 298 milhões de toneladas de grãos. No entanto, a safra brasileira, que circula pelas rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, são mais de 1200 milhões de toneladas. Esse é o tamanho da nossa demanda agropecuária”, explicou Fávaro.
O ministro do Mapa também pontuou que o presidente Lula, ao iniciar seu mandato, estabeleceu como meta expandir as oportunidades comerciais para os produtos da agropecuária brasileira. “Em uma conversa, ele me deu uma meta simbólica, pedindo que eu abrisse 200 novos mercados durante os quatro anos do governo. No entanto, em apenas dois anos e um mês, já conseguimos consolidar a abertura de 325 novos mercados. São diversas oportunidades para os produtores brasileiros.”
O ministro Renan Filho destacou a importância da iniciativa. “O Brasil cresce em exportação porque tem infraestrutura de qualidade. E esse é um desafio nosso, porque a safra vai aumentar ainda mais.”
Para garantir um escoamento eficiente e seguro dessa safra, o MT investe pesado: neste ano, R$ 4,5 bilhões devem ser aplicados para reduzir os custos logísticos e fortalecer a competitividade do Brasil no mercado agrícola internacional. Para se ter uma ideia, em 2022, último ano do governo anterior, o investimento foi de apenas R$ 1,98 bilhão.
Integradas ao Novo PAC, as principais obras de recuperação e melhoria das rodovias federais estarão concentradas em dois eixos estratégicos: o Arco Norte e o Corredor Sul e Sudeste, fundamentais para a logística do agronegócio brasileiro. “O centro gravitacional da produção agrícola mudou, saiu do Sul e migrou para o Mato Grosso, a infraestrutura precisou toda ser deslocada”, comentou o ministro dos Transportes.
O ministro Silvio Costa Filho também celebrou o avanço da economia brasileira. “Vivemos um dos melhores momentos da economia, com equilíbrio das contas públicas, retomada da confiança do mercado financeiro e a aprovação da reforma tributária no ano passado, que criará um ambiente mais favorável para novos investimentos no Brasil”, afirmou. Além disso, ele ressaltou a retomada da geração de empregos e renda. “Temos o menor índice de desemprego da história e tudo isso se deve, sobretudo, à força do agronegócio brasileiro”, concluiu.
Informações à imprensa
Imprensa@agro.gov.br