Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Na reunião da Comissão de Educação, Solange Dias garante retorno das aulas em Cuiabá no dia 10

05/02/2025
Na reunião da Comissão de Educação, Solange Dias garante retorno das aulas em Cuiabá no dia 10
Da Assessoria – Vereador Daniel Monteiro
Na manhã desta quarta-feira (5), aconteceu a segunda reunião da Comissão de Educação na Câmara Municipal de Cuiabá.
A convite do vereador e presidente da Comissão, Daniel Monteiro (Republicanos), a secretária municipal de Educação, Solange Dias, participou da reunião para esclarecer o atraso no início das aulas na capital.
Segundo a secretária, um dos motivos para o adiamento foi a falta de estrutura nas unidades escolares, além de muitas dívidas deixadas pela antiga gestão.
“Não conseguimos resolver, em 30 dias, problemas acumulados há muito tempo. Estamos fazendo o possível, com reformas em andamento para garantir o início das aulas. As grandes reformas acontecerão ao longo do ano”, explicou Solange Dias.
Solange também destacou o apoio do vereador Daniel Monteiro na adesão ao Educa Mais MT, programa que aguardava a assinatura do prefeito para ser aplicado na rede pública de ensino da capital.
“Quando apresentei a proposta ao prefeito Abílio, ele não pensou duas vezes e assinou o convênio. Com isso, a Secretaria Estadual de Educação iniciou imediatamente a formação dos professores, que agora estão sendo capacitados para realmente alfabetizar. Com a adesão ao Alfabetiza Mais MT, o município terá uma economia de milhões. A previsão é que os materiais para alunos e professores sejam entregues no dia 13 de fevereiro”, afirmou a secretária.
Quem também esteve presente na reunião foi o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), que reforçou o apoio do vereador Daniel Monteiro ao desenvolvimento da educação municipal e convidou os vereadores da Comissão de Educação para visitarem e fiscalizarem a Secretaria de Educação.
“Se vocês quiserem, podemos ir até a Secretaria de Educação para mostrar todos os problemas que enfrentamos lá. São muitos, muitos problemas”, declarou o prefeito.
Participaram da Comissão a vereadora Michelly Alencar (União), vice-presidente da Comissão de Educação, e o vereador Mário Nadaf (PV), membro da Comissão.
Durante a reunião, Daniel Monteiro questionou a demora na nomeação de diretores, coordenadores e secretários das unidades escolares.
“A composição do Conselho Escolar é burocrática. Depois que a equipe gestora é nomeada, o processo precisa ser registrado no cartório e, se houver qualquer erro, ele retorna, levando cerca de 30 dias para ser concluído. Se a nomeação da equipe gestora atrasa, a criação do Conselho Escolar também demora mais, o que compromete a organização das escolas”, argumentou o parlamentar.
Ao encerrar a reunião, Daniel Monteiro, agradeceu a presença da secretária e ressaltou a importância do diálogo para esclarecer as dúvidas da população.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Sair da versão mobile