Após um ano de desafios, mas também de superação, a Nova Aliança Vinícola Cooperativa celebra a chegada da Vindima 2025 com perspectivas promissoras. A colheita das uvas, que começou no final de janeiro, tem apresentado frutos de excelente qualidade, com um equilíbrio notável entre acidez e açúcar, características que prometem vinhos e espumantes de altíssima qualidade. A expectativa é que a safra ultrapasse os 40 milhões de quilos de uva, 30% a mais que no ano anterior, com a colheita prevista para terminar no início de março.
A jornada da uva, que percorre vinhedos próprios e de mais de 600 famílias cooperadas em 20 municípios gaúchos, começa logo ao amanhecer. Do vinhedo, as uvas são levadas para a matriz, em Flores da Cunha, onde a vinícola elabora mais de 120 rótulos. Além da produção de vinhos finos e espumantes, a cooperativa mantém sua tradição com os vinhos de mesa e o suco de uva, que representam 80% da produção anual.
Giseli Boldrin Rossi, uma das cooperadas da vinícola, compartilha sua rotina de trabalho árduo com a família, destacando o papel da mulher agricultora nesse processo. “Cada carga que levo até a nossa matriz representa não apenas o sustento, mas o sonho realizado da nossa família”, declara Giseli, que também exerce o cargo de vereadora de Nova Pádua, sua cidade natal. Este ano, ela espera colher 300 mil quilos de uva de sua propriedade de 10 hectares.
Além das variedades americanas, que se destacaram no primeiro mês de vindima, outras uvas importantes para a elaboração de espumantes, como Pinot Noir e Chardonnay, também apresentam excelente qualidade. Na região da Campanha Gaúcha, em Santana do Livramento, a cooperativa cultiva 60 hectares de vinhedos com castas que estão sendo colhidas com ótimos resultados, destacando-se pela sanidade e pelo equilíbrio entre açúcar e acidez, essenciais para a produção de espumantes.
Heleno Facchin, viticultor e responsável pela gestão da cooperativa, ressalta que a Vindima representa a concretização dos sonhos de cada cooperado. “Cada família cooperada tem na vindima a realização de seus sonhos. Temos famílias que fazem parte da vinícola há quatro gerações, evidenciando o conceito de sustentabilidade na prática. Agora, é torcer para que o clima continue colaborando até o final da safra”, conclui Facchin.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio