A partir de segunda-feira (10.02.2025), às 9h, o tráfego de veículos na região de Nova Mutum fluirá pela pista recém-construída do km 601 (próximo ao CTG) ao km 614 (Algodoeira Tupan) da BR-163. Apesar do reordenamento do fluxo, o trânsito continua em mão dupla para que a pista já existente fique liberada para os trabalhos de recuperação do pavimento. A frente de obra faz parte da duplicação da BR-163, retomada após o Governo de Mato Grosso assumir a gestão da Nova Rota do Oeste.
O gerente de Obras da Nova Rota, Jhonatan Bezerra, explica que foi construído um acesso no km 602+300 da BR-163 para atender exclusivamente aos motoristas que precisam chegar o pátio da Inpasa e da Bunge, com saída e retorno ao eixo principal da rodovia no km 603+400.
Esta alteração faz parte da segunda etapa do ordenamento viário na região. A primeira teve início em 28 de janeiro com o fechamento de um retorno existe no km 603, em frente à Inpasa. Desde então, os condutores saem da Inpasa e precisam retornar para Nova Mutum devem percorrer a BR-163 sentido a Lucas do Rio Verde e retornar no km 606 (Posto João e Maria) sentido à cidade.
Segurança – O gerente de Obras reforça que o reordenamento do fluxo de veículos é indispensável para garantir a segurança de quem percorre a rodovia e mais fluidez. O trecho conta com sinalização adequada e os condutores devem ficar atentos às mudanças. “A região de Nova Mutum tem um movimento intenso de veículos e a necessidade de acessos às empresas locais. Por isso, organização do fluxo é indispensável”, explica.
A Nova Rota recomenda aos motoristas que reduzam a velocidade ao percorrerem os trechos em obras, bem como fiquem atentos às alterações nos locais e a sinalização.
Duplicação – Esta frente de duplicação faz parte do pacote que prevê o investimento de R$ 670 milhões na ampliação e recuperação de 88 quilômetros da BR-163, de Nova Mutum a Lucas do Rio Verde.