Com o objetivo de estreitar o relacionamento e a troca de informações entre as Ouvidorias da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), representantes das duas instituições se reuniram, nesta terça-feira (25.02). O encontro ocorreu no gabinete da vice-presidente e corregedora regional eleitoral do Tribunal, desembargadora Serly Marcondes Alves.
Ela, que também ocupa o cargo de ouvidora eleitoral atualmente, frisou a importância do intercâmbio entre os dois órgãos, que deve ser formalizado em breve com a assinatura de um termo de cooperação. Além disso, a corregedora sugeriu a inclusão da Ouvidoria da Mulher na formalização da parceria.
“Essa parceria fortalece a transparência, a eficiência e a resolutividade no atendimento às demandas da sociedade. As Ouvidorias desempenham um papel fundamental como canais de diálogo entre cidadãos, cidadãs e instituições, garantindo que direitos sejam respeitados e que eventuais dúvidas ou reclamações sejam tratadas com a devida atenção. Havendo um fluxo contínuo de informações entre a OAB-MT e o TRE-MT, podemos ampliar nossa capacidade de atuação conjunta, promovendo melhorias nos serviços prestados e assegurando que a voz da sociedade seja ouvida e valorizada”, ressaltou a desembargadora.
O ouvidor-geral da OAB-MT, Pedro Henrique Calazans, afirmou que a cooperação contribui para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, uma vez que aprimora o acesso à justiça e à cidadania. “Isso é muito importante para as duas instituições, de forma a estimular o intercâmbio de informações, enfim, tudo o que for necessário para atender o cidadão de maneira mais célere e também personagens que trabalham nesses dois contextos. Então, a ideia é justamente o estreitamento das Ouvidorias, permitindo que advogados, eleitores e toda a população tenham um atendimento mais ágil, eficiente e alinhado às suas necessidades”.
Também presente na reunião, o vice-presidente da OAB-MT, Giovane Santin, destacou a importância dessa atuação conjunta. “Com essa interdisciplinaridade, envolvendo tanto a OAB e o TRE, quem ganha é a sociedade como um todo, na luta pela justiça social, pelos direitos humanos, e para que possamos avançar cada vez mais nesse processo democrático e civilizatório. Que possamos seguir avançando nessa colaboração, tornando nossas Ouvidorias ainda mais acessíveis, transparentes e eficazes no cumprimento de suas missões”.
Participaram, ainda, da reunião o assessor do gabinete da Presidência do TRE-MT, Hernandesio de Lima; o assessor de Comunicação do TRE-MT, Daniel Dino; e o assessor técnico-jurídico da corregedora regional eleitoral, Marlus Boletta Gomes de Oliveira.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto principal que mostra os participantes da reunião, sentados em cadeiras posicionadas em volta de uma grande mesa, com algumas revistas sobre ela. Ao final da matéria, tem outra foto com os participantes da reunião, de pé e de frente, sorrindo.
Fonte: TRE – MT