Nos dias 27 e 28 de fevereiro, o Auditório do Hotel Fazenda MT, em Cuiabá, recebe um evento de grande relevância para a saúde pública da capital, a “Oficina de Estratégias Integradas para Formalização de Multiplicadores na Organização da Rede de Atenção e Manejo Clínico das Arboviroses”. A iniciativa é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) e conta com o apoio do Ministério da Saúde.
O evento capacita profissionais da saúde para aprimorar a resposta às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, que têm impactado significativamente a população mato-grossense. Representantes das esferas municipal, estadual e federal estão presentes para fortalecer a rede de atenção primária e hospitalar.
A assessora técnica do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária, do Ministério da Saúde, Raylayne Bessa, enfatizou a importância da colaboração entre os entes federativos no enfrentamento das arboviroses.
“Primeiramente quero agradecer a vocês por aderir a essa iniciativa do Estado, dos municípios e do Ministério da Saúde. Aqui, nós estamos em resposta a um compromisso tripartite de apoiarmos uns aos outros na resposta à emergência de saúde pública decorrente das arboviroses. Esse momento é uma resposta à necessidade de ajuda ao território”.
A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, discursou de maneira emocionada, destacando a importância do suporte recebido. “Quero falar da minha gratidão pelo pronto atendimento do Ministério da Saúde neste momento de dificuldade. É de conhecimento de todos as dificuldades financeiras com o município enfrenta hoje, e esse apoio do Ministério da Saúde é fundamental para que a gente possa se organizar e tratar essa situação da melhor forma possível. Que aprendamos muito e que possamos promover a saída dessa situação difícil, com o mínimo de impacto possível”.
Juliano Mello, representante do governo do Estado e organizador do evento, ressaltou os desafios estruturais da saúde na capital e as iniciativas estaduais para minimizar os impactos da crise. “Acho que a secretária ainda foi boazinha no aspecto do que ela pegou para este ano. Lembrando que estamos falando de oito anos de gestão anterior que colapsou o serviço como um todo. Ela herda, em dois meses, um problema de oito anos. Então, de fato, o desafio é gigantesco. O Estado participou de forma complementar ao serviço, naquilo que foi possível, desde a requisição do Hospital Santa Casa até a ampliação de unidades hospitalares. Nosso compromisso é inquestionável e estamos totalmente à disposição para apoiar o município”.
#PraCegoVer
A imagem ilustra a mesa diretora de um evento da Saúde, composta por sete pessoas. Todos estão sentados em cadeiras marrons.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT