Responsável pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Clóvis Picolo Filho, explica que a equipe do Horto Municipal Sebastião Almeida da Silva já está nas ruas de Sorriso realizando o trabalho de reposição do paisagismo.

“Em alguns cruzamentos nós identificamos que a altura das plantas acaba atrapalhando a visibilidade no trânsito e iniciamos a substituição justamente para evitar acidentes”, destaca. Em outros pontos, a equipe constatou a necessidade de substituição por doenças desenvolvidas naturalmente pelas próprias plantas que começam a morrer. “Nesses pontos também já iniciamos a substituição e logo a população poderá observar uma nova florada”, acrescenta.

O trabalho de reposição será feito de forma gradativa, iniciando pelas vias mais movimentadas. A intenção é aproveitar o período chuvoso para a substituição das espécies ornamentais já que a regularidade das chuvas nesse período garante o desabrochar das plantas. Todo o trabalho será realizado concomitante às outras ações das equipes, como capinas, serviços de limpeza e manutenção da área urbana.

Picolo destaca que a previsão do Horto é produzir cerca de 200 mil mudas somente em 2025; todas essas plantas serão usadas para embelezar Sorriso. O paisagismo, vale lembrar, está presente nas rotatórias; canteiros; avenidas; áreas verdes; áreas de lazer como as praças, lagos e o próprio Parque Ecológico Claudino Francio. A beleza das flores e o mesmo cuidado com o paisagismo também está presente nos distritos do Município.

Além de manter os ambientes bonitos, e consequentemente mais atrativos para o lazer das famílias sorrisenses, o paisagismo também propicia ambientes mais limpos e organizados, inclusive, é na marcenaria do Horto que lixeiras, bancos e demais materiais de madeira são produzidos. “O trabalho no Horto é intenso para garantir a beleza do paisagismo que já é sinônimo de Sorriso”, finaliza o secretário.