Paraná Lidera Expansão Industrial nos Setores de Móveis, Madeira, Bebidas e Materiais Elétricos

0
53

O Paraná registrou um crescimento industrial de 4,2% em 2024, superando a média nacional e consolidando-se como o estado com a maior expansão produtiva em diversos segmentos. O levantamento, realizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destaca o avanço expressivo da indústria paranaense de materiais elétricos, móveis, madeira e bebidas.

A produção de materiais elétricos no estado teve um crescimento de 36,4%, ultrapassando com folga a Bahia, que registrou o segundo maior aumento do país, com 26,1%. A indústria de móveis também liderou o ranking nacional, com uma alta de 12,7%, superando o Rio Grande do Sul (11%). Da mesma forma, o setor madeireiro paranaense registrou um avanço de 12,4%, acima da taxa de 8,9% de Santa Catarina, segundo colocado. Já a produção de bebidas cresceu 9,9% no estado, três pontos percentuais acima do Ceará, que teve um aumento de 6,5%.

Investimentos impulsionam crescimento

Para o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, esse avanço é resultado dos investimentos industriais expressivos feitos no Paraná nos últimos anos, impulsionados por políticas estaduais de incentivo fiscal.

“Os números positivos da indústria paranaense são fruto de um conjunto de esforços, incluindo grandes investimentos no setor, políticas públicas voltadas à atração de novos negócios e a ampliação dos mercados consumidores”, destacou Callado.

No setor de bebidas, por exemplo, multinacionais como a Heineken aplicaram recursos significativos no estado, investindo R$ 1,5 bilhão na ampliação da unidade em Ponta Grossa. Além disso, novos empreendimentos, como a Maltaria Campos Gerais, inaugurada no ano passado na mesma cidade, receberam incentivos do programa Paraná Competitivo, do governo estadual. Desde 2020, as empresas cervejeiras já destinaram aproximadamente R$ 5 bilhões para a produção de bebidas e insumos, como malte e embalagens.

A expansão industrial do Paraná tem impulsionado também a economia e o mercado de trabalho. O estado se consolidou como o terceiro maior empregador industrial do Brasil, com 973 mil trabalhadores no setor.

“A participação da indústria no PIB do Paraná tem crescido de forma consistente, acompanhada pelo aumento no número de empregos formais no setor”, concluiu Callado.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio