Paraná recebeu mais de 206 mil turistas internacionais em janeiro de 2025

0
34
Crédito: MTur Destinos

O Paraná recebeu 206.861 turistas internacionais em janeiro de 2025. O número é 25% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando 164.530 viajantes vindos de fora estiveram por lá. Ao lado dos vizinhos Rio Grande do Sul (518.557) e Santa Catarina (198.720), os estados da Região Sul foram responsáveis por receber 924.138 visitantes internacionais, o que representa 62% do total de turistas estrangeiros que chegaram ao Brasil no primeiro mês do ano. Os dados são do Ministério do Turismo, da Embratur e da Polícia Federal, que contabilizaram mais de 1,4 milhão de visitantes no país, marcando o melhor janeiro da série histórica, iniciada em 1990.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatiza que este é um excelente ponto de largada para que o Brasil supere os números excepcionais de 2024. “O Brasil se destaca como um dos principais destinos turísticos da América do Sul! Iniciamos o ano de forma excepcional, resultado dos esforços do governo do presidente Lula e também do setor para promover nosso país no exterior, melhorar a infraestrutura turística e facilitar o acesso dos viajantes. Seguimos trabalhando para que essa tendência continue impulsionando a economia e gerando novas oportunidades para os brasileiros”, afirmou o ministro.

O recorde, já no início do ano, representa um passo importante para que o Brasil atinja as metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), cujo foco é consolidar o país como o principal destino turístico da América do Sul, alcançando 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano e gerando mais de US$ 8,1 bilhões em receitas até 2027.

PAÍSES EMISSORES – A Argentina se destacou como o principal país emissor de turistas para o Brasil. O número de visitantes do país vizinho praticamente dobrou em relação a janeiro de 2024. No primeiro mês do ano passado, 452.136 argentinos visitaram o Brasil, enquanto, em 2025, esse número saltou para 870.318.

A presença dos chilenos também representou um aumento expressivo. Em janeiro de 2025, 103.620 turistas do Chile estiveram no Brasil, um crescimento de 34% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

COMO CHEGARAM – A grande maioria dos turistas que vieram ao Brasil optou pelo transporte terrestre para entrar no país. Das 1.483.669 chegadas registradas, 802.611 (54%) foram por meio de carros e ônibus. O transporte aéreo ficou em segundo lugar, com 608.163 entradas, enquanto as chegadas por vias marítimas e fluviais somaram 72.895.

PROMOÇÃO – O Brasil tem apostado na promoção internacional para atrair cada vez mais turistas estrangeiros. Este ano, o país estreou como homenageado na maior feira de turismo do mundo, a Fitur 2025, que aconteceu em Madri, na Espanha. Com um público de cerca de 250 mil participantes, o Ministério do Turismo apresentou a diversidade da oferta turística brasileira, consolidando a imagem do país como um dos destinos mais desejados do mundo.

Outra grande feira internacional voltada para o setor na América Latina foi a FIT, realizada em Buenos Aires, na Argentina, onde o Brasil também foi o país homenageado na edição de 2024. No estande brasileiro, os visitantes tiveram a oportunidade de entrar em contato com a cultura, a gastronomia e a natureza do nosso país.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo