Policiais militares participam de encontro sobre câmeras corporais e uso da força

0
17

Brasília, 06/02/2025 – Policiais militares concluíram, nessa quarta-feira (5), o Encontro Técnico sobre Câmeras Corporais e Uso da Força, que ocorreu na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília (DF). O objetivo do evento foi nivelar os conhecimentos do grupo que atua como multiplicador das técnicas de domínio do equipamento nas unidades federativas.

O treinamento foi promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e reuniu 61 agentes, de 15 unidades federativas. Durante o encontro, os participantes discutiram os desafios e os benefícios da adoção da tecnologia, analisaram casos práticos e aprofundaram conhecimentos sobre as diretrizes e as normas estabelecidas em 2024 pelo MJSP.

“Precisamos de regras bem definidas e é isso que estamos construindo de forma coletiva. Estamos erguendo esse projeto a muitas mãos, assim como fizemos com o decreto sobre uso da força e, posteriormente, com a portaria”, disse a diretora do Sistema Único de Segurança Pública, da Senasp, Isabel Figueiredo, durante a abertura do curso, na quarta-feira.

Para ela, o mais importante é que a temática da capacitação representa não apenas um projeto de governo, mas um projeto de Estado. “Ele só funciona quando há engajamento e colaboração de todos, pois se trata de um tema essencial para a instituição como um todo.”

Em janeiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, publicou uma portaria para regulamentar o decreto sobre o uso da força, editado em dezembro. As novas diretrizes estabelecem critérios para o emprego de armas de fogo, de instrumentos de menor potencial ofensivo e de gerenciamento de crises. De acordo com o documento, o uso da força deve ser sempre proporcional à ameaça enfrentada, com prioridade a técnicas de negociação para minimizar riscos desnecessários.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública