A Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, passou por uma grande revista nesta terça-feira (11.2), em que foram encontrados 21 aparelhos celulares. O motivo da grande apreensão foi a descoberta de um novo tipo de esconderijo criado pelos reeducandos, em pratos e copos, que deveriam ser utilizados para a alimentação.
Os policiais encontraram diversos pratos e copos cortados, empilhados e transformados em “potes”, que funcionavam como um “fundo falso” para esconder materiais proibidos (veja vídeo aqui).
Nesta terça-feira, foram localizados e apreendidos, na PCE, 21 aparelhos celulares, duas carcaças de celulares, 60 porções de drogas, oito fontes de carregadores, 12 cabos USB, dois fones de ouvido, uma balança de precisão e um carregador portátil.
“Esse novo método de esconder celulares, em pratos e copos, foi descoberto recentemente pela Polícia Penal e já está sendo combatido. Enquanto os reeducandos destroem objetos entregues para a alimentação deles, familiares reclamam que esses mesmos itens estão em falta. A Secretaria de Justiça seguirá com as ações do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, respeitando os direitos dos reeducandos, mas sem permitir a entrada, ou permanência, de ilícitos”, disse o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.
A ação na PCE, nesta terça-feira, aconteceu de forma simultânea com revistas em todas as unidades prisionais do Estado. Em todo o Estado, foram apreendidos 39 aparelhos celulares, 278 porções de drogas, 15 armas artesanais, 23 carregadores tradicionais e um portátil, 15 chips telefônicos, 11 fones de ouvido, 18 litros de bebidas artesanais e uma balança de precisão.
Fonte: Governo MT – MT