Preços dos ovos atingem recordes históricos no Cepea

0
18

Os preços dos ovos seguem em trajetória de alta e agora também registram recordes nas médias mensais da série histórica do Cepea, em termos nominais. Em valores reais, considerando o IGP-DI de janeiro, os preços médios de fevereiro (até o dia 26) atingiram níveis inéditos nas praças de Mirandópolis/Guararapes (SP) e da Grande Belo Horizonte (MG), onde a série de levantamentos do Cepea teve início em 2013.

Apesar da valorização expressiva ao longo do mês, agentes de mercado consultados pelo Cepea relatam uma desaceleração nas vendas para o varejo na segunda quinzena de fevereiro. O movimento reflete o repasse dos aumentos ao consumidor final, aliado ao período do mês, quando o poder de compra da população tende a ser mais limitado. Mesmo com a redução no volume de negociações, os estoques da proteína permanecem enxutos. No entanto, em algumas regiões, as cotações já registram leve recuo.

Outro fator de atenção para o setor é a nova onda de calor prevista para os próximos dias, o que pode comprometer o bem-estar das aves, afetando tanto a produção quanto a qualidade dos ovos, especialmente a resistência da casca. Colaboradores do Cepea relatam que as temperaturas elevadas já estão resultando na mortalidade de galinhas em algumas localidades.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio