Prefeitura de Diamantino anuncia chegada de carreta odontológica para atendimentos gratuitos

0
18
Foto por: Divulgação

A Prefeitura de Diamantino, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Norte, FECOMÉRCIO-MT e Sesc Senac, anunciaram uma importante iniciativa para melhorar o acesso da população aos serviços de saúde. A partir de 16 de abril, a carreta equipada para atendimentos odontológicos estará em Diamantino, oferecendo cuidados gratuitos à população.

Os atendimentos serão não apenas para os moradores de Diamantino, mas também para os municípios vizinhos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Norte (Alto Paraguai, Nortelândia e São José do Rio Claro).

Além dos atendimentos odontológicos, será disponibilizada para o segundo semestre uma carreta com serviços especializados para a saúde da mulher, ampliando os atendimentos à comunidade.

O prefeito municipal e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, ressaltou os benefícios que a carreta odontológica irá trazer, não só para Diamantino, mas para toda região.

“Nosso compromisso é promover o bem-estar de todos os cidadãos, especialmente em áreas essenciais como a saúde. A carreta odontológica trará um grande avanço na área para a população e uma maneira eficaz de promover a saúde pública na nossa região”.

Para acessar o serviço, o paciente deve procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do seu bairro. O odontólogo avaliará o caso e, se necessário, fará a solicitação, que será encaminhada para a Central de Regulação do município. As solicitações serão registradas no sistema do Consórcio de Saúde CISCN. O paciente será agendado para atendimento na Unidade Móvel Odontológica e receberá a guia com as datas.

Os atendimentos realizados pela carreta incluirão:

  • Remoção de cáries e restaurações;

  • Extrações (cirurgias simples);

  • Raspagem e profilaxia (limpeza);

  • Tratamento de canal de dentes anteriores e posteriores (de acordo com a avaliação da equipe);

  • Radiografias odontológicas (periapicais e interproximais) para pacientes em tratamento na unidade móvel;

  • Identificação e encaminhamento de casos de patologias bucais e sistêmicas para atendimento especializado.

Os requisitos para receber o atendimento é ter 6 anos ou mais, menores deverão estar acompanhados pelos responsáveis.

A iniciativa facilita o acesso à saúde bucal, promovendo a prevenção precoce e tratamentos adequados, contribuindo para uma melhor qualidade de vida aos cidadãos e prevenindo problemas dentários graves.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT