Prefeitura de Diamantino e FGV realizam apresentação do Projeto (RE)VIVA Diamantino

0
19
Foto por: Samuel Janke

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizou na sexta-feira (21.02) a apresentação do Projeto (RE)VIVA Diamantino. Gerido pela FGV, o projeto conta com um investimento de R$ 25 milhões, financiado pelo setor privado.

A iniciativa tem apoio do poder público na manutenção e preservação das edificações após a entrega, do empresariado e parceiros na promoção de oficinas e eventos culturais nos novos espaços e da sociedade civil organizada, que será incentivada a abraçar e preservar o patrimônio histórico de Diamantino.

O (RE)VIVA Diamantino contempla a restauração e revitalização da Biblioteca Municipal, que passará a se chamar Casa do Saber, localizada no antigo prédio do INCRA. A iniciativa também inclui a requalificação da Casa Velha Guarda e da Praça Major Caetano Dias. Os museus Casa Memorial dos Viajantes e Langsdorff serão unificados e darão lugar ao Museu Casa do Cerrado, que também abrigará o Centro Cultural Casa dos Viajantes. Além disso, o prédio da antiga Fundação Cultural será transformado no Centro de Gastronomia, e algumas vias municipais serão revitalizadas.

O projeto também prevê a articulação com parceiros locais e a revisão do Plano Diretor de Diamantino, dividido em três etapas: Metodologia e diagnóstico; cenários e diretrizes; e materialização.

A elaboração do plano contará com a participação ativa da comunidade, incluindo reuniões para apresentação e debate dos estudos.

O cronograma de execução segue as seguintes etapas: elaboração de projeto arquitetônico e de instalações, aprovação pelos órgãos competentes, execução das obras, entrega e implantação dos serviços.

Atualmente, está em andamento a obra da Casa dos Sabores, antigo prédio da Fundação Cultural, com previsão de entrega para maio de 2025. A população pode acompanhar o andamento dos trabalhos visitando o local ou entrando em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo por meio do telefone (65) 9.9293-0809.

CONHEÇA COMO VAI FICAR CADA ESPAÇO

Casa dos Sabores – Centro de gastronomia que promoverá cursos, aulas e funcionará como restaurante.
Biblioteca Parque – Casa do Saber: Espaço destinado às atividades de contação de histórias e formação tecnológica, com acesso à internet e acervo variado.
Museu Casa do Cerrado – Novo espaço que apresentará a história das expedições científicas e exploratórias que passaram pela cidade, além de sediar eventos culturais.
Centro Cultural Casa dos Viajantes – Espaço dedicado à memória das expedições de Langsdorff, Rondon e outros viajantes.
Praça Major Caetano – Passará por revitalização, ganhando acessibilidade, novo paisagismo e espaços para eventos.
Casa Velha Guarda – Local voltado à preservação da cultura imaterial de Diamantino, abrigando músicos e dançarinos de cururu e siriri.

A Secretária de Cultura e Turismo, Sandra Baierle, falou sobre a expectativa positiva sobre a execução do projeto no município.

“Esse projeto será referência em todo o Mato Grosso. Diamantino estará de portas abertas para o Brasil. Nosso sonho é transformar a cidade em um lugar melhor para os diamantinenses, investindo em cultura, turismo e economia.”

A coordenadora da FGV Cultura, Vera Saboya, ressaltou o impacto das ações de valorização do patrimônio de Diamantino.

“Essas ações transformarão Diamantino em um polo turístico, cultural e artístico, beneficiando moradores e visitantes.”

A coordenadora técnica e arquiteta da FGV, Francyla Bousquet, destacou a importância da valorização do projeto pela comunidade.

“Esse é um projeto que está sendo plantado pela FGV e será regado pelo diamantinense. É fundamental que seja abraçado por toda a população, porque esse projeto é um presente para a cidade.”

O Vice-Prefeito, Antônio Teixeira comentou sobre o desenvolvimento do projeto no município.

“O projeto, iniciado há dois anos, está tomando forma. Em breve, inauguraremos a Casa dos Sabores, um passo importante para tornar Diamantino referência no Estado e no país.”

A apresentação ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença do diretor técnico do SEBRAE-MT, André Schelini, e das secretárias municipais Adélia Maria (Educação), Leda Vilaça (Saúde) e Michele Nobile (Administração), além do secretário de Agricultura, Stephan Silva, do presidente da Câmara, vereador Ranielli Lima, do presidente da ACID, Sandro Rodrigues, e de representantes da sociedade civil.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT